Quem tem pressa, compra e paga o preço que for. Isso ficou muito evidente com um recente movimento que tem ocorrido no Japão, onde modelos seminovos da Toyota estão sendo vendidos pelo dobro ou quase o triplo do preço dos 0 km. Até mesmo o Toyota Corolla Cross entrou para essa onda da supervalorização.
Segundo um levantamento feito pela Proto Corp e reportado ao Nikkei Asia, modelos bastante populares da Toyota e disputados nos pátios das concessionárias estão supervalorizados no mercado de usados. Tudo isso é culpa da crise dos semicondutores, que tem afetado também os carros no Brasil.
“Houve instâncias em que preços de carros raros ou pulares subiram muito, mas eu nunca vi algo assim com tantos modelos”, afirmou Yasuyuki Matsui, diretos de uma revenda em Nagoya.
Segundo a reportagem, modelos como Land Cruiser, Alphard e Harrier estão com a produção suspensa para conseguir atender à altíssima demanda dos japoneses, mesmo com a falta de componentes. Já o Corolla Cross teve sua produção recentemente reduzida pelo mesmo problema. Ainda assim, todos eles estão vendendo como água.
Proibido de vender
O caso do Land Cuiser é ainda pior. O modelo é vendido em média por 17 milhões de ienes (R$ 620 mil), o que dá algo próximo ao triplo do valor padrão pedido pelo SUV grande. Além disso há um agravante: quem vender o Land Cruiser com menos de um ano de uso será proibido de comprar outro Toyota por um período indeterminado. O problema é a fila de espera até 2026 por um 0km.
Ou seja, as unidades que caem no mercado de usados são raras e são vendidas em instantes. Já os modelos 0km são ainda mais raros, visto que a produção está parada. Já modelos como Harrier, está vivendo um cenário atípico de exportação. Como ele é vendido somente nos EUA (como Venza), China e no Japão, unidades nipônicas estão sendo levadas a outros países.
Assim, a grande maioria dos modelos 0km sai do Japão para outros países, enquanto compradores locais disputam a tapa os modelos que restam ou já figuram no mercado de usados. Isso tem ocorrido também com a minivan de luxo Alphard.
>>SUV da Toyota tem entrega para 2026 e venda permitida só em 2027
>>Toyota é pega mentindo em testes de emissões, assim como a VW
>>Flagra: Haval H6 virá para combater Corolla Cross Hybrid e Compass 4xe