Curiosidades

Alianças de marcas de carros que fazem inveja a House of the Dragon

Tal qual aconteceu em Game of Thrones (e acontecerá em A Casa do Dragão / House of the Dragon) essas fabricantes de carros se juntaram

carros
Aliança Renault Nissan Mitsubishi [divulgação]

Com a estreia de A Casa do Dragão (House of the Dragon) o mundo de Game of Thrones está de volta. E tal qual as alianças da série causaram polêmicas e se tornaram gigantes, selecionamos aqui cinco grupos automotivos que se juntaram para ficar mais fortes e produzir carros em conjunto.

Aliança

Nada melhor do que começar a falar de alianças entre marcas automotivas do que a própria Aliança. Nascida a partir da junção entre Renault e Nissan por Carlos Ghosn, o grupo passou a produzir carros nos quatro cantos do mundo e uma marca salvou a outra, tudo antes de incorporar a Mitsubishi e adquirir outras marcas.

A Nissan nos 1990 estava quase falida e foi salva pela Renault, que depois teve ajuda da Nissan para ficar de pé após se recuperar graças ao Qashqai. Nesse meio, a francesa comprou a Dacia e a Lada, além de ressuscitar a Alpine. Já a japonesa criou a Infiniti e trouxe a Datsun de volta, além de ser a que comanda hoje a Mitsubishi.

Stellantis

carros
Stellantis [divulgação]
Diferentemente de tantas casas que tentaram se juntar (e não foram bem sucedidas) , os grupos FCA e PSA se fundiram para criar a gigantesca Stellantis. O interessante dessa formação é que o lado FCA é muito forte nas Américas, enquanto o lado PSA é fraco, já na Europa, a história se inverte. Por isso a junção entre eles é tão poderosa.

Hoje o grupo conta com Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën no Brasil, enquanto lá fora tem ainda Maserati, Alfa Romeo, Lancia, Chrysler, Dodge, DS, Opel e Vauxhall. Aliás, as duas últimas marcas um dia pertenceram à General Motors, mas o grupo não administrou bem as marcas europeias, que foram para nas garras do leão da Peugeot.

Volkswagen

carros
Volkswagen [divulgação]
Volkswagen e Porsche surgiram a partir de uma pessoa: Ferdinand Porsche. Ele criou a marca de esportivos ao mesmo tempo em que deu vida ao Fusca a pedido de Hitler, o qual deu origem depois á Volkswagen como um todo. Gigantesco, o grupo hoje é dono de diversas marcas desde o segmento de carros de passeio até comerciais.

Hoje, o grupo Volkswagen tem em seu portfólio as marcas Volkswagen Caminhões, Skoda, Seat, Cupra, Audi, Lamborghini, Bentley, Porsche e Ducati. Além disso, pretende lançar em breve a marca de SUVs elétricos Scout.

Geely

carros
Geely [divulgação]
Assim como House of Dragons contará a origem de todos os acontecimentos de Game of Thrones, o grupo Geely pode ser visto como o mais recente nascimento de um gigante. A marca chinesa era pouco influente globalmente, mas quando começou a ganhar dinheiro, viu a oportunidade de comprar a Volvo da Ford. E que acerto isso foi para ambas as partes.

A Volvo passou a ter acesso a recursos financeiros que antes não tinha para poder fazer o que sabia de melhor. Já a Geely pode melhorar seus carros e lucrar cada vez mais. Como resultado, elas criaram juntas as marcas Lynk & Co, Geometry e Radar, converteram a Polestar em marca e compraram as marcas Lotus, LEVC, Proton e 50% da Smart.

Ford e Volkswagen

Volkswagen e Ford [divulgação]
Volkswagen e Ford [divulgação]
Não, essa não é a Autolatina que um dia existiu, mas a mais recente aliança entre Ford e Volkswagen que promete ser gigantesca. Recentemente as marcas entraram em um acordo para desenvolvimento de veículos comerciais e elétricos, cada qual com sua especialidade. A Ford, por exemplo, liderou o desenvolvimento das novas Ranger e Amarok.

Já a Volkswagen será a responsável por boa parte dos modelos elétricos da Ford, que utilizarão sua plataforma modular MEB. Alguns utilitários comerciais serão desenvolvidos pela Volkswagen também, como é o caso da van Caddy que deu origem à nova geração da Ford Transit Connect.

>>Efeito She Hulk: 5 carros que sofreram mudanças de emergência

>>4 características de carros americanos que o brasileiro não aceita

>>5 carros fracassados que o brasileiro já esqueceu que existiam