A frase “nada se cria, tudo se copia” diz muito sobre a indústria automotiva. Quando uma ideia boa dá certo, replicar pode ser a solução A Honda teve a inteligente sacada de converter o monovolume Fit em um SUV, criando o WR-V. E assim surgiram os SUVs derivados dos hatches.
Pensando nisso, juntamos aqui seis SUVs diferentes, três desenvolvidos no Brasil e três gringos, que nasceram a partir de algum hatchback. Todos os modelos têm plataforma e componentes externos idênticos aos modelos dois quais eles originaram. Em muitos casos, inclusive, o interior é o mesmo.
Fiat Pulse
Antes de ter seu nome oficial revelado, o Fiat Pulse era tratado informalmente como SUV do Argo. Afinal, apesar de ter passado por reforços estruturais, ele tem a mesma plataforma (mesmo com algumas modificações), portas, para-brisa e até chapa traseira idêntica à do hatch compacto.
A fórmula de converter hatches em SUVs aqui foi seguida à risca. Ele ganhou dianteira mais alta e robusta, suspensão elevada, caixas de roda com plástico preto e mudanças fortes na traseira, ainda que mantenha a silhueta do Argo. O interior é completamente diferente e o Argo. Já na mecânica, a única coincidência entre eles é o motor 1.3 Firefly com opção manual ou CVT.
Volkswagen Nivus
Indo um pouco além do que fez o Fiat Pulse e o Honda WR-V, o Volkswagen Nivus transformou o Polo em um SUV cupê. Além disso, foi o primeiro carro de projeto brasileiro da Volks produzido na Europa. Os irmãos compartilham portas dianteiras, traseiras, para-lamas e todo interior. Só que a queda da traseira é totalmente diferente e deixa o Nivus mais esportivo.
Ele sabe disfarçar bem melhor sua origem que outros SUVs derivados de hatches. Para tanto, se tornou um dos modelos mais desejados da categoria, tanto que a Stellantis desenvolveu o Fastback como um Fiat Pulse cupê justamente para enfrentá-lo.
Renault Kardian
Desenvolvido no Brasil para substituir Sandero, Logan e Stepway, o Renault Kardian é basicamente um Dacia Sandero com um visual um pouco mais francês. Tal qual outros da lista, ele usa as mesmas portas do irmão hatch, mas vai além com visual das chapas externas diferentes.
A vantagem do Kardian perante os outros SUVs da lista é que ele não tem o Sandero no Brasil para ser comparado. Além disso, ele estreou uma nova linguagem visual, motor e plataforma no Brasil, elementos importantes para a revolução que a Renault promete.
CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X
Esse é um caso de dois em um, já dois SUVs foram gerados a partir de um hatch. Nascidos como Chery Celer , Tiggo 2 e Tiggo 3X aproveitam apenas as portas, chapas laterais, plataforma e vidros do hatch compacto. O interior dos três modelos é diferente em visual, mas especialmente em qualidade de materiais.
Mecanicamente, o TIggo 2 e o Cielo eram iguais. Ambos usavam motor 1.5 aspirado. Já o Tiggo 3X partiu para um motor três cilindros turbo com menos potência que o motor aspirado dos irmãos, mas com torque maior.
Hyundai Bayon
Exclusivo da Europa, o Hyundai Bayon é a versão SUV do i20, primo gringo que inspirou o visual do novo HB20. Ele segue a fórmula do Nivus de modificar a traseira totalmente em relação ao hatch do qual deriva. Contudo, ao invés de apostar em uma silhueta de cupê, o Hyundai se aproxima das peruas com uma retaguarda mais longa e espichada.
Visualmente o modelo é bastante ousado. Tem faróis divididos, frente alta e lanterna traseira estilo bumerangue. Somente as portas dianteiras são compartilhadas entre o Bayon e o i20. Será que a Hyundai do Brasil não se empolga e faz também um HB20 SUV?
Kia XCeed
Dois anos antes do lançamento do Bayon, o grupo Hyundai já havia apresentado essa fórmula em outro carro. O Kia XCeed foi criado a partir do hatch médio cee’d como a quarta variante do modelo. Depois de duas versões perua e uma hatch tradicional, o Kia cee’d virou mais um dos SUVs da marca.
O XCeed usa as mesmas portas e para-lamas dianteiros do hatch médio, contudo, tem dianteira com visual mais agressivo e traseira com desenho arredondado e visualmente mais curta. Além, é claro, da tradicional cobertura de plástico preto na parte inferior de toda a carroceria.
Que outro SUV nascido a partir de um hatch você se lembra?