Pelo visual alargado e proporções de esportivo, esse Opel Kadett GSi parece grande coisa, certo? Mas não. Apesar de todo músculo extra da carroceria, reside lá um motor mais fraco que o usado no Chevrolet Equinox que tem zero pretensões esportivas. Mas se você quiser levar esse Kadett GSi largo para casa, ele estará em leilão no dia 2 de junho.
Com preço estimado entre 23.100 euros (R$ 117.989) e 25 mil euros (R$ 127.694) esse Opel Kadett GSi 1987 está em leilão pela Catawiki e foi preparado pela Koenig. A empresa é famosa por fazer bodykits largos para carros esportivos de peso, como Ferrari e Porsche. Mas esse Kadett GSi é uma de suas criações mais raras.
Ele tem para-lama dianteiro alargado sutilmente, enquanto o traseiro se integra com a falsa entrada de ar lateral que tenta imitar o estilo da Ferrari Testarossa. Na traseira, dependendo do ângulo faz até parecer um Ford RS Cosworth, mas as lanternas de Monza não parecem ter encaixado tão bem no design.
Aerofólio alto e retilíneo ajuda no visual mais esportivo, que casa com os para-choques modificados dotados de aletas aerodinâmicas. Todo alargamento de carroceria veio acompanhado também de pneus substancialmente maiores – praticamente com o dobro de largura do original.
Por falar em original, aparentemente não foram feitas modificações mecânicas no Kadett GSi. Ele segue com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 158 cv e 20,7 kgfm de torque. É bem menos que os 172 cv e 27,8 kgfm fornecidos pelo motor 1.5 quatro cilindros turbo do Chevrolet Equinox RS.
Porém, como o Kadett é bem mais leve, demora menos de 7 segundos para chegar aos 100 km/h, enquanto o SUV da Chevrolet acontece em 9,2 segundos. Pelo menos é mais potente que o Onix RS, que tenta fazer o papel de esportivo da GM no Brasil tal qual o Kadett GSi fazia em sua época. O Onix, vale lembrar, tem motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm.
>>Chevrolet Equinox RS é o SUV com jeitão americano | Impressões
>>Equinox Midnight volta na linha 2023 junto do Redline
>>Chevrolet Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação