Anteriormente restrito somente a mercados asiáticos, o Ford Everest de terceira geração finalmente se tornará global. SUV derivado da Ranger, ele quer o posto de rei do segmento que hoje pertence ao Toyota SW4, vendido em alguns países como Fortuner. Por isso, as chances de o Everest ser vendido no Brasil são grandes, para também brigar com o Chevrolet Trailblazer.
Enquanto Hilux, S10 e Ranger são oferecidas aqui no Brasil e globalmente, seus equivalentes SUVs têm menor atuação mundial. Exemplo disso é que o Ford Everest nunca foi comercializado por aqui, deixando para o Toyota SW4 e para o Chevrolet Trailblazer, além do Mitsubishi Pajero Sport esse segmento.
A Ford não oficializa, mas existem chances de que o SUV de 7 lugares seja feito na Argentina. A promessa é que o Everest se torne mais global nessa geração, seguindo os passos do Toyota SW4. Para isso, ele ficou mais sofisticado, tecnológico e mais próximo da Ranger. Tanto que dessa vez a dianteira e interior são idênticos.
Nova era
O que muda no Everest para a Ranger é da coluna B para trás. Entre-eixos foi reduzido em relação à Ranger, mas as portas traseiras são maiores para facilitar a acomodação dos passageiros na terceira fileira de bancos. Na traseira, lanternas horizontalizadas e conectadas são a nova moda entre os carros da Ford e que também marcam presença no SUV.
Compartilhando a cabine com a Ranger, o Everest oferece central multimídia de 10,1 polegadas na versão Ambiente, junto de um painel de instrumentos de apenas 8 polegadas. As versões Trend, Sport e Platinum usam central multimídia de 12 polegadas, mas somente a Platinum tem painel de instrumentos de 12,4 polegadas.
Os dois tipos de central multimídia são na vertical e contam com sistema SYNC 4A (enquanto a Ranger brasileira recentemente regrediu para o SYNC 2,5). Com esse sistema, há conexão permanente com internet para atualização do carro e da central, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de GPS embarcado.
As versões Sport e Platinum trazem bancos dianteiros ventilados e aquecidos, mas a regulagem elétrica em 10 posições só está presente no modelo de topo. Na versão Platinum, a última fileira de bancos é dobrada eletricamente. Contudo, todos os Everest contam com nove airbags, incluindo um inédito entre motorista e passageiro.
V6 com regalias
O SUV rival do Toyota SW4 ainda traz piloto automático adaptativo com função stop & go, assistente de manobra evasiva, frenagem autônoma de emergência, frenagem total pós-colisão, alerta de ponto cego e assistente de reboque.
Na motorização, o Ford Everest conta com um diferencial importante frente aos rivais Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport: motor V6 diesel. O 3.0 seis cilindros em V bebedor de diesel será o mais potente da gama e será usado também pelas novas Ranger e Volkswagen Amarok.
Haverá ainda opção de um 2.0 quatro cilindros biturbo diesel. Sem potência ou torque revelados, a Ford só se adiantou em dizer que ambos os motores terão câmbio automático de dez marchas como padrão. Além disso, tração 4×4 será de série somente nas versões Sport e Platinum, enquanto Ambiente e Trend são 4×2.
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