Destaque

Volvo C40 chega por R$ 419.950 e é o primeiro SUV cupê da marca sueca

Totalmente elétrico, o Volvo C40 nasceu a partir do XC40 e marca a entrada da marca sueca no mundo dos SUVs cupê

Volvo C40 Recharge [divulgação]
Volvo C40 Recharge [divulgação]

Desde que a Volvo desenvolveu seu atual sistema de nomes, os carros com letra C sempre representaram os esportivos. C70 era usado para um conversível derivado do S60 e C30 era o nome do hatch duas portas com visual ousado. Agora, a designação volta no inédito Volvo C40 de R$ 419.950, o irmão cupê do XC40.

Diferentemente do XC40 que nasceu como um modelo a combustão, mas recebeu versões híbridas e elétricas, o inédito Volvo C40 nasce 100% elétrico. A marca sueca não oferecerá variantes a combustão ou até mesmo híbridas do SUV cupê, tanto no Brasil quanto lá fora. Isso faz parte da estratégia da marca em se tornar totalmente elétrica nos próximos anos.

Tal qual seu irmão, o C40 conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, provendo 408 cv e 67,3 kgfm de torque na junção de forças. Isso faz com que o SUV cupê elétrico atinja os 100 km/h em apenas 4,7 segundos, ou seja, 0,2 segundo antes do XC40 elétrico. O número inferior ao de um Porsche 718 se deve à melhor aerodinâmica em relação ao XC40.

Volvo C40 Recharge [divulgação]
Volvo C40 Recharge [divulgação]
Com baterias de 78 kWh, o Volvo C40 roda até 420 km com carga total. Novamente uma vantagem frente ao XC40 que consegue rodar 400 km com carga total. Segundo a Volvo, em tomadas residenciais ele demora 7,5 horas para recuperar 80% das baterias. Já com o wallbox, são apenas 40 minutos para o mesmo processo.

Toque de Nivus

Visualmente o C40 e o XC40 se diferenciam pelos detalhes. A dianteira do novo modelo tem faróis mais finos e grade frontal sem moldura, além de para-choque com cortes mais fortes. Essas alterações, no entanto, serão incorporadas pelo XC40 2023 – conforme adiantou o vazamento feito pela própria Volvo em configuradores na Europa.

Volvo C40 Recharge [divulgação]
Volvo C40 Recharge [divulgação]
A maior mudança está na traseira. Com um quê de Volkswagen Nivus, o C40 tem teto arqueado com vidro traseiro bem inclinado. As lanternas sobem pela coluna e trazem pontos de LED. A lanternas tem parte interna na cor da carroceria na região da luz de ré e parte dela invade a tampa do porta-malas junto a um vinco.

Aerofólio na tampa do porta-malas e dois ressaltos aerodinâmicos no teto deixam claro que esse C40 é mais apimentado. O para-choque é praticamente idêntico ao do XC40. Já por dentro, a única mudança fica por conta do acabamento em azul para combinar com a carroceria em Fjor Blue. Nas demais pinturas o interior é bege ou cinza.

Volvo C40 Recharge [divulgação]
Volvo C40 Recharge [divulgação]
De resto, ele segue com as mudanças já aplicadas no XC40 como o novo painel de instrumentos digital e a central multimídia com sistema Android. O espaço interno é mais acanhado para a cabeça dos ocupantes, logicamente, por culpa do teto em arco.

>>Volvo XC40 reestilizado vaza antes da hora pela própria marca

>>Renault fará carros novos com plataforma de Volvo XC40 e C40

>>Volvo XC40 Elétrico quer lugar do Taycan e conseguirá | Impressões