.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Destaque

Honda WR-V vai sair de linha junto de Civic e Fit no Brasil

Recentemente atualizado na Índia, Honda WR-V não sobreviverá no Brasil, mas sucessor está em vista

Honda WR-V [Auto + / João Brigato]
Honda WR-V [Auto + / João Brigato]

Nunca um lançamento de um novo modelo mexeu tanto com o portfólio de uma marca como o novo City está fazendo com a Honda. Sedã e hatch começam a ser vendidos em 2022, mas a dupla provocou a aposentadoria já confirmada de Fit e Civic. Contudo, o WR-V agora também entrou para a lista e vai sair de linha.

Segundo apuração da revista Auto Esporte, o fim de linha para o Honda WR-V está decretado para dezembro. O motivo é o mesmo pelo qual diversos outros carros vão sair de linha na virada do ano: novas normas de emissões de poluentes. As regras mais rígidas começam a valer em janeiro de 2022 e exigem menos emissão de poluentes.

Esse movimento fez, por exemplo, o Fiat Pulse estrear com menos potência que o Argo que conta com o mesmo motor. O atual 1.5 do WR-V, Fit e do antigo City não passa nos testes com o novo protocolo. Seria possível instalar o novo 1.5 quatro cilindros aspirado com injeção direta do City no WR-V? Sim, mas o custo não fechou a conta.

WR-V [Auto + / João Brigato]
WR-V [Auto + / João Brigato]
Fonte ouvida pela revista afirmou que o volume de vendas do Honda WR-V não compensa o investimento que seria necessário para a troca de motor e adaptação no carro. Além disso, a morte do modelo também é um facilitador para a Honda, que passará assim a produzir somente modelos com a nova plataforma – quando o HR-V trocar de geração no ano que vem.

Sucessor asiático

Mas com o movimento de promoção do HR-V para o segmento de SUVs médios, a Honda ficaria sem um compacto? Não. Um novo modelo apresentado como SUV RS Concept foi revelado na Indonésia e mostra o futuro modelo compacto da marca. Rumores apontam para o nome ZR-V, mas ele pode também ser a nova geração do WR-V.

Honda RS Concept [divulgação]
Ao contrário do modelo atual, o sucessor não será um Fit aventureiro. Ele conta sim com a mesma plataforma do hatch monovolume, compartilhada também com os novos HR-V e City. Contudo, tem estilo próprio e nenhuma chapa de carroceria vinda do Fit. Ele deve se tornar global e o SUV mais barato da Honda no mundo. As chances de ser feito aqui são grandes.

>>Honda City 2022 e City Hatch: preços, versões e equipamentos

>>Honda WR-V ganha mudanças na linha 2022 na Índia

>>Exclusivo: Honda HR-V 2023 é flagrado pela primeira vez no Brasil