Todo mundo quer um Jeep Compass para chamar de seu. E isso é dentro e fora de Stellantis. Se Volkswagen e Toyota criaram Taos e Corolla Cross para combater o rei dos SUVs médios, agora o grupo franco-italiano prepara três modelos equivalentes ao Compass, um para a Peugeot, outro para a Alfa Romeo e até um para a Dodge.
O cronograma de lançamentos vazado na internet revela que a enxurrada de SUVs médios da Stellantis começará em fevereiro de 2022 com o lançamento do Alfa Romeo Tonale. O modelo compartilhará a base com o Jeep Compass e era para já ter sido lançado. Contudo, a Stellantis preferiu esperar um pouco porque ele não rodava como um Alfa Romeo de verdade.
Apesar de ter tração dianteira, enquanto o restante da linha é toda composta por modelos de tração traseira, o Tonale tem que ser mais refinado e esportivo que o Compass. Com isso, o modelo deu alguns passos para trás antes de ser lançado. Ele terá motor 1.3 GSE Turbo ligado a um sistema elétrico, adotando tecnologia hibrida plug-in.
Ainda em 2022 dois novos SUVs chegam, mas ainda sem data específica para a estreia. O primeiro deles é o novo Peugeot com código P 54. O possível Peugeot 4008 será um SUV cupê baseado na nova geração do 308. Ele terá porte de 3008, mas base mais moderna e teto com queda suave. Promete ser um dos mais bonitos do mercado.
No lado americano da Stellantis, o Dodge Hornet é prometido para o próximo ano. Ele será um SUV de porte médio com pegada esportiva, típica da marca. Ainda não se sabe se ele usará a base Giorgio da Alfa Romeo ou a EMP2 da Peugeot. Isso afetará diretamente o seu layout, visto que a Giorgio é tração traseira e a EMP2 é dianteira.
>>Ford Maverick chega ao Brasil em 2022 para brigar com a Fiat Toro
>>Exclusivo: Fiat Grand Siena e Cronos 1.8 sairão de linha em breve