A definição de SUV médio no Brasil é ditada pelo Jeep Compass. Desde seu lançamento, o SUV médio redefiniu a categoria e vende mais do que todos os seus concorrentes. Por isso, quando a Volkswagen lançou o Taos e a Toyota trouxe o Corolla Cross, ambos estavam claramente mirando no sucesso da Stellantis.
Só que outras marcas também tem SUVs médios que poderiam ser vendidos no Brasil para rivalizar com Compass, Taos e Corolla Cross. Mas que, inexplicavelmente, estão ausentes do nosso mercado. Confira.
Chevrolet Trailblazer
Apesar do nome idêntico, o Chevrolet Trailblazer dessa lista não é o SUV da S10, mas sim um modelo de porte médio. Ele foi lançado na China e é vendido também nos EUA como um rival direto do Jeep Compass – além de ter tomado o lugar do Tracker em questão de preço.
O Traiblazer é feito sobre a mesma plataforma de Onix, Onix Plus e Tracker, mas traz porte de Compass e somente motor 1.2 três cilindros turbo. Seu visual é inspirado no SUV grande Blazer que, por sua vez, tem traços de Camaro.
Nissan Qashqai / Rogue Sport
Na Europa, o SUV médio que domina o segmento com a maior tranquilidade do mundo é o Nissan Qashqai. Tal qual o Jeep Compass no Brasil, o modelo é um grande sucesso desde seu lançamento, tanto que salvou a Nissan Europa da falência. Agora na terceira geração, bem que ele poderia ser vendido no Brasil para ocupar o espaço acima do Kicks.
Nos EUA ele só chegou na segunda geração, mas com o nome Rogue Sport e por lá não fez o mesmo sucesso que na Europa, mas vendeu relativamente bem. O modelo ganhou nova geração recentemente com estilo bastante ousado e essencialmente diferente do Kicks.
Kia Seltos
Apesar de estar em uma linha tênue entre um SUV compacto grande demais e um médio pequeno para a categoria, o Kia Seltos briga com o Jeep Compass em preço nos EUA e na Índia. Prometido para o Brasil (mas até agora nada), o modelo deverá se manter na faixa dos SUVs compactos por aqui, brigando diretamente com o primo Hyundai Creta.
O Seltos foi o primeiro carro da Kia pensado para a Índia, tem visual ousado, cabine espaçosa e possibilidade vasta de personalização. Traz uma vasta opção de motores, que vão dos turbo 1.4 e 1.6 (o mesmo do Tucson), até pelos 1.6 e 2.0 usados pelo Creta no Brasil.
Ford Escape / Kuga
Além de Territory e Bronco Sport, a Ford possui um terceiro SUV médio que está na medida para brigar com o Jeep Compass – tanto que faz isso nos EUA e Europa. Vendido nas Américas como Escape e no Velho Continente como Kuga, o modelo é derivado do Focus e atualmente está em sua terceira geração.
Ele era cotado para ser vendido no Brasil em versão híbrida, em uma tentativa de suprir a lacuna deixada pelo Fusion Hybrid e agora parcialmente preenchida pela Maverick Hybrid. Assim, o Escape ficaria posicionado acima do Territory e do Bronco Sport. Isso faria com que ele ficasse na faixa de preço do Compass 4xe e próximo do Toyota RAV4.
Renault Austral
Equivalente francês do Nissan Qashqai, o Renault Austral nunca foi cogitado para o Brasil, ao contrário do seu irmão maior Koleos. O que é uma pena, pois o modelo se encaixaria perfeitamente no segmento dominado por Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Visualmente ele lembra bastante o Mégane E-Tech, com um toque de estilo bem moderno e estiloso. Se a Renault quisesse ir além, poderia trazer também o Espace para brigar com o Commander, visto que ele é a versão de sete lugares do Austral.
>>T-Cross atropela Compass e é o SUV mais vendido de maio
>>Volkswagen Touareg é reestilizado e ganha grade de Taos
>>Corolla Cross nunca atrapalhou o Corolla, ao contrário das apostas