Ganha ou perde dinheiro?

O Toyota Corolla valoriza ou desvaloriza ao longo do tempo?

O sedã é um dos modelos mais apreciados pelos consumidores em busca de uma condução confortável, mas o Corolla valoriza ou perde valor?

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid azul estacionado de frente no asfalto com árvores ao fundo
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

O Toyota Corolla é um case de sucesso no Brasil e ao redor do mundo, sendo um dos sedãs que colecionam clientes fiéis. A comercialização em nosso mercado iniciou em 1992, ainda importado, com a produção nacional a partir de 1998 na fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo.



O eterno arquirrival do Honda Civic entrou na era da hibridização, tornando-se o primeiro híbrido flex do mundo na décima segunda geração, lançada no início de setembro de 2019. Embora o primeiro híbrido do mundo tenha sido o Lohner-Porsche Mixte de 1901, foi a Toyota que popularizou essa tecnologia ao fabricar em massa o Prius a partir de 1997.

Atualmente, a gama do Toyota Corolla é composta pelas versões a combustão interna GLi (a partir de R$ 156.090), XEi (R$ 161.290), Altis Premium (R$ 185.590), a esportivada GR-Sport (R$ 184.890), e as híbridas Altis Hybrid (R$ 188.590) e Altis Hybrid Premium (R$ 198.890).

Estas duas últimas trazem motor de quatro cilindros 1.8 naturalmente aspirado (101 cv e 13,5 kgfm com etanol) associado ao conjunto elétrico (72 cv e 16,5 kgfm) para oferecer uma potência combinada de 122 cv.

[Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV), o sedã da Toyota híbrido faz médias de 12,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada) quando abastecido com etanol, enquanto na gasolina crava 18,5 km/l e 15,7 km/l, respectivamente.

A linha 2024 o Toyota Corolla ganhou atualizações pontuais, como a nova grade frontal nas configurações XEi, Altis e Altis Premium, e um quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas a partir da versão XEi. Além disso, também veio a nova central multimídia de nove polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

O Corolla valoriza ou desvaloriza?

Na hora de comprar um carro, é importante considerar não apenas os custos de manutenção, consumo e seguro, mas também a desvalorização ao longo do tempo. Para ajudar no processo de compra, pedimos um estudo à Mobiauto.

Considerando o preço médio do Corolla Altis Hybrid de novembro de 2023 (R$ 159.098,33) contra o mesmo período em 2024 (R$ 160.570,55), a variação é de 0,93%. Já a Altis Hybrid Premium, na comparação entre o décimo primeiro mês do ano passado (R$ 164.920,32) para 2024 (R$ 162.213,67), teve uma leve retração de -1,64%.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid  azul estacionado de frente com casa e árvores ao fundo [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Além das opções híbridas, o Toyota Corolla também é comercializado nas configurações equipadas com o motor 2.0 naturalmente aspirado de até 175 cv e 21,3 kgfm quando abastecido com etanol.

O Corolla valoriza ou desvaloriza com motor 2.0?

Com essa mecânica, o Toyota Corolla GLi não sofreu alteração na comparação de novembro de 2023 (R$ 122.342,09) para novembro de 2024 (R$ 122.346,40), enquanto a opção XEi valorizou 2,25%, passando de R$ 127.855,45 (novembro de 2023) para R$ 130.728,89.

No entanto, o preço do Corolla GR-Sport passou de R$ 155.355,31 em novembro do ano passado para R$ 152.540,76 neste mês, indicando uma ligeira desvalorização de 1,81%.

Toyota Corolla GR-Sport preto estacionado de frente no asfalto com muro ao fundo
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

Além de a configuração GLi não apresentar variação e a XEi valorizar 2,25%, a Altis Premium também seguiu o mesmo caminho. Segundo o estudo da Mobiauto, ela passou de R$ 145.653,88 (novembro de 2023) para R$ 147.578,97 (novembro de 2024), indicando uma variação positiva de 1,32%.

O resumo da ópera

O Toyota Corolla pode se orgulhar da sua liquidez de mercado. A versão GLi 2.0 flex manteve seu preço praticamente inalterado, com uma variação mínima de 0%, enquanto a XEi 2.0 flex teve um aumento de 2,25%. A versão Altis Premium 2.0 também valorizou 1,32%.

Na contramão, o Toyota Corolla GR-S 2.0 sofreu uma queda de 1,81% no preço na comparação de 2023 (R$ 155.355,31) para 2024 (R$ 152.540,76). As configurações híbridas apresentam um cenário curioso, com a opção Altis tendo uma variação positiva de 0,93% e a Altis Hybrid Premium retraindo 1,64%.

Qual a sua opinião sobre o Toyota Corolla? Teria uma versão 2.0 ou uma híbrida? Escreva nos comentários e, se for um proprietário, conte a sua experiência!