Com um ano lotado de lançamentos de peso, a BYD não vai deixar dezembro passar sem um novo carro nas concessionárias. Depois de informações apuradas pelo Auto+ que indicavam a marca lançaria um novo SUV no país ainda em 2024, um flagra revelador mostrou os verdadeiros planos da marca chinesa: lançar o Song Plus AWD.
- DS SM Tribute é uma reinterpretação que pode chegar por € 1 mi
- Giro ND Mais: acidentes são os destaques
O BYD Song Plus AWD já está em testes no Brasil há muito tempo. Prova disso é que Leandro Alvares, do De Carona com Leandro, flagrou o SUV com tração integral em agosto de 2024 durante o Festival Interlagos. O Auto+ apurou com fontes ligadas à marca que o próximo lançamento seria um SUV. E a conta fechou com um flagra feito pelo leito João Victor Souza.
Uma plataforma foi flagrada em Brasília indo em direção a uma concessionária da BYD carregando dois Song Plus AWD e um Dolphin GS. O visual do modelo com tração nas quatro rodas é bem diferente do aplicado na variante PHEV de tração dianteira. Para tanto, em alguns mercados, ele é chamado de Seal U.
Mais potência
Para dar conta da constante reclamação dos consumidores quanto a falta de força do Song Plus quando a bateria acaba, a versão AWD usa um conjunto bem parecido com o da Shark. Sai de cena o 1.5 quatro cilindros aspirado junto a um conjunto elétrico dianteiro que, juntos, entregam 235 cv e 40,8 kgfm de torque.
No lugar, vem um motor 1.5 quatro cilindros turbo, que entrega sozinho 137 cv contra 110 cv do modelo aspirado. No Song Plus AWD, o motor elétrico dianteiro de 194 cv e 32,2 kgfm é igual à variante já vendida no Brasil. Contudo, ele tem um conjunto extra de 161 cv e 29 kgfm na traseira.
Com isso, o poderio total do SUV médio é de 355 cv, com 0 a 100 km/h cumpridos em 5,9 segundos. Seu rival claro será o GWM Haval H6 PHEV34 que entrega 393 cv e faz de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Ambos trazem tração nas quatro rodas e, hoje, atendem aos órfãos do Volkswagen Tiguan R-Line, quando o modelo era verdadeiramente rápido.
Quanto vai custar?
Considerando que a BYD vende o Song Plus com tração dianteira por R$ 239.990, é de se esperar que a versão com tração nas quatro rodas fique acima dos R$ 270 mil. Seu rival direto, o GWM Haval H6 PHEV34, é comercializado por R$ 283.000. É possível que, futuramente, a versão de tração dianteira ganhe o mesmo visual do AWD.
Você acha que o BYD Song Plus AWD vai vender mais que a versão de tração dianteira? Conte nos comentários.
- DS SM Tribute é uma reinterpretação que pode chegar por € 1 mi
- Giro ND Mais: acidentes são os destaques
- Novo logotipo da Jaguar é revelado, mas conceito só em dezembro
- Triton 2025 está à venda perto do Brasil e traz versão Katana