A eletrificação não é apenas sobre alcance máximo ou tempo de carregamento, mas também sobre oferecer um desempenho radical. A BYD retornou às manchetes com o supercarro elétrico YangWang U9, reivindicando o tempo de volta de 7:19.000 no circuito de Nürburgring, na Alemanha.
- BYD YangWang U9 atinge marca incrível, mas não suficiente
- Exclusivo: BYD vai lançar mais um SUV no Brasil ainda em 2024
Sem dúvidas, um supercarro elétrico com números de desempenho impressionantes. No entanto, o YangWang U9 ficou 30 segundos atrás do Xiaomi SU7 Ultra, que cravou 6:46.874, além do Porsche Taycan Turbo GT (7:07.55) e do Rimac Nevera (7:05.298).
O YangWang U9 atingiu uma velocidade máxima de 391,94 km/h durante um teste realizado em um circuito oval, estabelecendo um novo recorde para carros de produção chineses. Essa conquista coloca o supercarro elétrico da BYD no seleto grupo dos mais rápidos do mundo, embora ainda atrás dos impressionantes 438,7 km/h do Aspark Owl e dos 412 km/h do Rimac Nevera.
O poder do supercarro elétrico
O supercarro elétrico da BYD emprega quatro motores elétricos para entregar impressionantes 1.287 cv e 171,3 kgfm, apesar de pesar 2.475 kg. A bateria é de 80 kWh e o alcance máximo livre de poluentes é de até 465 quilômetros (estrada) no ciclo chinês CLTC.
O desenvolvimento do YangWang U9 consumiu seis meses de testes em Nürburgring para experimentar diferentes configurações e tipos de pneus. Ainda não está claro se a BYD retornará ao Inferno Verde para tentar reduzir a marca de 7:19.000.
O tempo de volta final do YangWang U9 será adicionado à lista de registros oficiais em Nürburgring assim que o fabricante concluir os processos de certificação. Na China, o supercarro elétrico custa o equivalente a US$ 233.000 (aproximadamente R$ 1.347.206, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas).
Qual é a sua opinião sobre supercarros elétricos? Você acredita que um dia eles substituirão os modelos a combustão? Deixe sua opinião nos comentários!
- BYD YangWang U9 atinge marca incrível, mas não suficiente
- Exclusivo: BYD vai lançar mais um SUV no Brasil ainda em 2024
- Quais são os carros elétricos mais potentes do Brasil?
- Syros será a Kia Besta dos novos tempos