Syros será a Kia Besta dos novos tempos

A Kia lançará nas próximas semanas o modelo Syros, uma minivan projetada para receber motores a combustão interna e versões elétricas

Teaser do Kia Syrons com os faróis e logo da Kia iluminados com fundo azul
Kia Syros [Divulgação]

A Kia Besta fez grande sucesso no mercado brasileiro durante sua comercialização entre 1993 e 2005. Agora, a marca sul-coreana se prepara para expandir seus horizontes com um novo SUV, chamado de Syros. Mas e não é que seu formato lembra a Besta?



Esse misto de minivan com SUV será posicionado entre os modelos Sonet e Seltos, com a expectativa de criar um novo nicho e oferecer proporções similares às das minivans, além de um arranjo interno de bancos inovador, de acordo com a marca.

O Syros faz parte da Estratégia Kia 2.0 para o mercado indiano, atendendo às necessidades locais, além de contribuir para os planos globais da fabricante. O lançamento está agendado para o início de 2025, e o nome segue o padrão da Kia de usar letras para batizar seus utilitários esportivos, como no Stonic, Sportage e Sorento.

Quem é o Kia Syros?

Com uma silhueta quadrada que remete ao design da Carnival, mas com proporções de Besta, o Kia Syros traz uma linha de teto plana e uma porta traseira vertical. Outros detalhes de design incluem os para-lamas pronunciados, faróis de LED afilados e verticalizados, assim como lanternas em forma de L. O nome Syros é inspirado em uma ilha grega no Mar Egeu, próxima a Mykonos, na Grécia.

Focado no mercado indiano, o Kia Syros oferecerá recursos inéditos para o segmento, com uma cabine que remete a um ambiente de lounge. De acordo com informações preliminares, os itens de série devem incluir quadro de instrumentos digital, bancos ajustáveis eletricamente com ventilação, teto solar panorâmico, seis airbags, sistema de áudio assinado pela Bose e assistentes de condução.

O Kia Syros será baseado em uma nova plataforma, que permitirá versões com motores a combustão e variantes elétricas. O modelo será lançado com um motor 1.2 naturalmente aspirado a gasolina, em versões com câmbio manual ou automático e tração dianteira.

Quais são suas expectativas para o Kia Syros? Deixe sua opinião nos comentários se essa novidade será um Carnival em miniatura?