Na última semana, a Ram Rampage teve o anúncio da estreia de seu novo motor diesel, além de mudanças em suas versões e a estreia da configuração Big Horn, novo modelo de entrada. Porém, o ponto que mais chamou a atenção foi realmente a mudança realizada no motor turbo diesel da caminhonete, e para saber como ficou o comportamento atualizado, foi possível dar algumas voltas no circuito Panamericano com a picape.
E, no fim, foi uma experiência interessante essa de rodar com a Ram Rampage com o novo motor. Afinal, há pouco mais de um mês, eu testei a versão Laramie com o então motor turbo diesel 2.0 de 170 cv. E falei justamente que a caminhonete merecia um pouco mais de potência, até para distanciá-la da Fiat Toro em desempenho.
Foi justamente o que aconteceu com a caminhonete, que trocou o propulsor 2.0 turbo diesel por um 2.2 turbo diesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, sempre atrelado ao câmbio automático de nove marchas e tração integral. Exceto a versão R/T, todas as demais utilizam o novo motor diesel, sendo que a Big Horn só utiliza este propulsor.
Desempenho do novo motor da Ram Rampage
Foram apenas três voltas no circuito Panamericano com a Rampage, mas ao menos deu para perceber alguns pontos deste novo motor. Primeiramente, 30 cv pode parecer pouco, mas faz uma tremenda diferença no desempenho da caminhonete. As respostas são mais rápidas e a picape ganhou o fôlego que faltava antes.
Nas retomadas, o desempenho do novo motor ficou bastante evidente. Com o propulsor anterior, a Ram Rampage tinha um desempenho aceitável, mas faltava um pouco de agilidade. Agora, com 200 cv, enfim o modelo diesel ficou mais esperto, embora ainda esteja distante do desempenho do motor a gasolina, que tem 272 cv e não teria como competir.
Como o público das caminhonetes prefere os modelos a diesel no Brasil, esta mudança feita na Rampage é bastante positiva. Antes, o motor 2.0 tinha seus pontos positivos, mas como a picape da Ram é mais pesada que a Toro, faltava um certo fôlego. Felizmente, agora isso foi acertado.
E a caminhonete continua tendo a boa dinâmica de sempre. Mesmo em um local que não é seu habitat, já que não foi pensada para rodar em um circuito, a caminhonete consegue entregar um rodar bem acertado, com um acerto primoroso de suspensão. Dirigir a Rampage sempre é uma experiência agradável, mesmo em um circuito.
Agora faz sentido?
Na avaliação da Rampage Laramie com o motor 2.0 turbo diesel, eu disse que por mais que existe alguns bons pontos positivos, esse modelo não fazia tanto sentido na época. Afinal, ela custava bem mais que uma Fiat Toro topo de linha, e andava praticamente igual. Na minha visão, o grande diferencial da Ram Rampage é seu desempenho, e isso não brilhava com o antigo motor turbo diesel.
Agora, com 30 cv a mais, vejo que a situação começa a mudar e talvez a Rampage diesel faça mais sentido. Eu ainda ficaria com o modelo a gasolina, porque ali se tem um desempenho fora da curva, mas principalmente com a chegada da versão Big Horn, imagino que a Rampage a diesel possa ser ressignificada.
Você teria uma Ram Rampage diesel ou prefere o modelo a gasolina? Deixe nos comentários a sua opinião.