Novidade elétrica para o Brasil

Zeekr lança novo SUV X no Brasil para brigar com BMW iX1

Finalmente a Zeekr lançou o novo SUV elétrico X no Brasil. Ele chega em duas versões e por menos de R$ 300 mil

Zeekr X branco, visto de frente e com fundo escuro
Zeekr X [Divulgação]

Demorou, mas finalmente a Zeekr revelou o novo SUV X para o Brasil. O modelo estará ao lado do sofisticado 001 nas concessionárias da montadora que é parente da Volvo. Tido como urbano, o X se destaca na multidão pelo porte compacto e desenho futurista. Ele chega ao Brasil em duas versões e com preços que variam de R$ 272 mil e chegam em R$ 298 mil.

Focada na eletrificação, a Zeekr faz parte do Grupo Geely. Esse conglomerado cuida de marcas como Volvo, Lotus e outras fabricantes. O X chega para brigar com BMW iX1, Mercedes-Benz EQA e mais modelos. Além disso, a fabricante revelou a concessionária Casa Zeekr, situada no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo.

Tanto o 001 quanto o novo Zeekr X já estão com a pré-venda aberta no site oficial da fabricante. O novo SUV foi desenvolvido pela equipe de design da marca na Suécia. Aliás, seu desenho une uma estética urbana com design minimalista. Suas portas e retrovisores (externos) não possuem moldura, afim de transmitir ar mais elegante.

Zeekr X verde, visto lateralmente com uma casa de fundo
Zeekr X [Divulgação]

Diversos itens de série

Na dianteira, o X se destaca ao trazer um conjunto que transmite uma pegada mais invocada. Suas maçanetas são embutidas e seu teto é panorâmico. No quesito medidas, as versões Flagship ou Premium, contam com 4,43 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,56 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

Já que se trata de um SUV, o novo Zeekr X possui 19,1 cm de altura em relação ao solo. Assim, enfrenta sem medo as esburacadas vias brasileiras. De série, as versões trazem freio de estacionamento eletrônico, quatro modos de direção, faróis, lanternas e DRL’s em LED, sete airbags, Isofix, freios ABS com EBD, chave digital, assistente de voz EVA e mais equipamentos.

Zeekr X cinza com teto preto, visto de cima e com fundo branco
Zeekr X [Divulgação]

Na lista ainda consta cinco câmeras com visão 360°, assistente de manutenção de faixa e alerta de saída de faixa, alertas de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, sensor de fadiga, 12 radares ultrassônicos, entre outros itens. Porém, o novo Zeekr X Flagship se diferencia do Premium pelas rodas. O Premium usa rodas de 19 polegadas e o Flagship usa de 20 polegadas.

Com o intuito de atazanar a vida do BMW iX1, os Zeekr X trazem ainda central multimídia de 14,6 polegadas, head-up display, painel de instrumento full-HD de 8,8 polegadas e mais itens. Carregador de celular por indução, sistema de som Yamaha com 12 alto-falantes, ar-condicionado de duas zonas, iluminação ambiente também se destacam.

Interior do Zeekr X com fundo claro e central multimídia ligada
Zeekr X [Divulgação]

O porta-malas das duas versões do novo Zeekr X comporta 362 litros ou 1.182 com os bancos traseiros rebatidos. Com o intuito de melhorar o conforto, os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos. O espelho retrovisor interno é fotocrômico. O acabamento pode ser cinza (de série no X premium) ou branco polar (opcional no X Flagship).

Motorização do Zeekr X

Assim como as rodas diferenciam as versões do novo Zeekr X, a motorização em cada versão é distinta. No caso do X Premium, ele tem um motor elétrico de 272 cv e 35 kgfm de torque. Sua tração é RWD. Sua bateria é de níquel, cobalto e manganês e tem 66 kWh de capacidade. A autonomia pelo Inmetro é de 332 km.

Zeekr X branco, visto de trás e andando em uma via
Zeekr X [Divulgação]

Desse modo, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos. Por sua vez, o Zeekr X Flagship tem dois motores elétricos. Portanto, sua potência é de 428 cv e 55 kgfm. A bateria é a mesma do X Premium. Contudo, sua tração é AWD, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,8 segundos e a autonomia pelo Inmetro é de é de 304 km.

Ambas versões trazem suspensão dianteira McPherson e a traseira é Multilink. Eles podem ser carregados em tomadas de corrente contínua de carga rápida de até 150 kW. Do mesmo modo, podem ser conectados em tomadas de corrente alternada. Porém, o X Premium suporta velocidade de até 11 kW e o Flagship de até 22 kW.

Zeekr X branco com teto preto, visto de trás e com fundo escuro
Zeekr X [Divulgação]

Atrativos de lançamento

O novo Zeekr X ainda conta com sistema V2L. Ou seja, ele pode fornecer energia para carregar produtos externos. Todavia, precisa de uma tomada que é vendida como acessório. A paleta tem cores branco Cristal, cinza Mist, bege Palace ou verde Pine. Seu teto é preto. O acabamento interior de série mescla superfícies pretas e cinza.

Somente o Zeekr X Flagship possui o opcional de acabamento com tons azul e branco. Por fim, a Zeekr oferece o SUV com seis anos de garantia para o veículo, oito anos para a bateria, carregador de parede de 7 kW até 22 kW e conexão 5G grátis por três anos. Porém, esses benefícios são válidos até 31 de dezembro deste ano.

Zeekr X 2025: preços e versões

Premium – R$ 272 mil
Flagship – R$ 298 mil

Qual versão do X você teria? Prefere ele ou o Volvo EX30? Conte nos comentários