O Honda City foi lançado no mercado brasileiro em 2009, embora já existisse no resto do mundo desde 1981. Na linha 2014, o sedã teve uma versão Sport, oferecida unicamente com transmissão manual de cinco marchas, ao preço inicial de R$ 56.470 na época. Contudo, o Honda City Sport trazia para se destacar em meio à multidão?
Ele se diferenciava do restante da família pelo apelo visual, exibindo uma grade do radiador com acabamento em preto, faróis com máscara negra, luzes de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, lanternas fumês, ponteira de escape e o emblema alusivo à configuração na tampa do porta-malas.
Uma das cores mais legais do Honda City Sport é o vermelho Rally sólido, a qual também era aplicada na carroceria do Civic Si, o icônico sedã da marca equipado com o propulsor de quatro cilindros 2.0 K20 naturalmente aspirado associado a câmbio manual de seis marchas, para oferecer 192 cv e 19,2 kgfm.
Ao abrir as portas, a cabine apresenta um acabamento diferenciado nos bancos e, entre os itens de série, incluem-se ar-condicionado, duplo airbag, direção eletricamente assistida, vidros elétricos nas quatro portas e pedaleiras esportivas.
O que mais oferecia o Honda City Sport?
O pacote também contemplava coluna de direção regulável em altura e profundidade, banco traseiro com rebatimento, trio elétrico, sistema Isofix para fixação de bancos infantis, airbags frontais e freios com ABS.
Sob o capô, o motor de quatro cilindros 1.5 16V naturalmente aspirado (nomenclatura L15A, também empregado no Fit e no WR-V) trabalha em conjunto com a caixa manual de cinco marchas, que possui engates curtos e precisos, gerando 116 cv e 14,8 kgfm quando abastecido com etanol. A tração é dianteira.
Esse conjunto, aliado ao peso de 1.138 kg, permite ao Honda City Sport acelerar de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 180 km/h. A dinâmica é garantida pelas suspensões: dianteira com arquitetura McPherson e eixo de torção na traseira.
Construído sobre a plataforma Global Small Car da Honda, o City Sport mede 4,40 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,48 m de altura e 2,55 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas possui uma capacidade volumétrica de 506 litros. Atualmente, no mercado de usados, ele é encontrado por cerca de R$ 48.628 para o mesmo ano, de acordo com a Tabela Fipe.
Você se lembra do Honda City Sport? Deixe nos comentários a sua opinião e se acha que o modelo atual merece uma versão com apelo esportivo!