A Audi acaba de lançar a nova marca AUDI para o público chinês e o modelo E é o responsável por fazer a estreia. A montadora alemã fortaleceu seus laços com a SAIC, uma fabricante chinesa, para fundarem essa nova marca focada em veículos elétricos. Mas, será que ele chegará em outros mercados?
Batizada de AUDI (sem argolas e com as quatro letras maiúsculas) usa o DNA da renomada marca alemã. Ela nasceu de uma joint-venture e tem a expectativa de lançar três modelos já em 2025. Ela é comandada por Fermín Soneira, ex-chefe da linha de elétricos da Audi.
Antes de mais nada, o E Concept é uma espécie de perua elétrica. O primeiro carro da nova marca cuidada pela Audi mede 4,87 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,46 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. Segundo os executivos da AUDI, ele foi feito pensado para o mercado chinês exibindo linhas mais futuristas e encorpadas.
Tem mais tela do que um cinema
De cara o E Concept já se destaca na multidão. Surpreendentemente, ele não tem as quatro argolas da marca alemã. O modelo não possui grade aberta e sim um contorno escurecido, dando um contraste. Os faróis ficam escondidos e próximos do nome da nova marca, enquanto o para-brisa é levemente inclinado. Nas laterais, os destaques são as grandes rodas.
Além disso, a linha de cintura é alta, com as lanternas interligadas. A janela tem uma queda leve, dando ar de cupê. No interior, o E Concept traz diversas telas integradas e que ocupam a largura total do painel. Elas reúnem o quadro de instrumentos, a central multimídia e até os retrovisores.
O modelo da nova marca cuidada pela Audi tem ainda suporte de inteligência artificial e resolução 4K nos dispositivos dianteiros. Por outro lado, há poucos botões físicos. A cabine futurista mostra acabamentos de microfibra e superfícies amadeiradas. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos.
Bastante potência
O E Concept da AUDI usa a plataforma Advanced Digitalized, feita pela Audi e a SAIC. Ele tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, rendem 764 cv e 81,5 kgfm. Aliás, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
As baterias possuem 100 kWh de capacidade e permitem autonomia de 700 quilômetros, conforme o ciclo CLTC. O carro da nova marca comandada pela Audi tem ainda arquitetura de 800V, o qual permite carregamento super rápido. De acordo com os executivos, em 10 minutos de carga, o modelo obtém 370 quilômetros de autonomia.
A AUDI quer lançar três veículos de porte médio e grande, afim de incomodar marcas mais premium. A expectativa é de iniciar as vendas na China já em 2025. O principal plano é focar no mercado chinês, onde a SAIC tem grande influência. Ainda não há confirmação se o E Concept virá a ser lançado em outros mercados.
O que você achou do AUDI E Concept? Conte nos comentários