Quando falamos em design, logo nos vêm à mente nomes como Pininfarina e Bertone, famosa mundialmente por criar as linhas de carros icônicos como o Lamborghini Miura e o Fiat X1/9. Agora, a renomada empresa italiana de design busca reviver um conceito da década de 1960, transformando-o em um carro de produção.
O Autobianchi A112 Runabout foi apresentado no Salão do Automóvel de Turim de 1969. Embora não tenha sido produzido em série, serviu de inspiração para o Fiat X1/9, com seu estilo revolucionário na época, lembrando filmes de ficção científica.
Agora, o Autobianchi A112 Runabout está prestes a ganhar as ruas, com previsão de produção para 2026. O projeto é liderado pelos irmãos Jean-Franck e Mauro Ricci, que salvaram o estúdio Bertone da falência em 2022.
Como é o renascimento do modelo da Bertone
O novo Runabout mantém os traços que o tornaram único, como o estilo compacto e as linhas limpas da carroceria em forma de cunha. A versão de produção ainda contará com os clássicos faróis escamoteáveis, dois assentos esportivos em forma de concha com cintos de cinco pontos e o volante quadrado com dois raios.
No interior, destaca-se a grande alavanca de câmbio, que remete aos carros de corrida, e a tonalidade vermelha predominante, contrastando com o branco aplicado nas laterais das portas, no painel e nos assentos.
De acordo com informações preliminares, o Autobianchi A112 Runabout Runabout será equipado com um motor V6, entregando cerca de 500 cv, provavelmente ligado a uma transmissão manual, conforme revelam as primeiras imagens divulgadas pelo estúdio Bertone.
Este será o primeiro de uma linha de novos modelos renovados pela Bertone, com preço estimado em torno de US$ 381.640 (aproximadamente R$ 2.362.619, em conversão direta, no câmbio atual, sem impostos e taxas).
O que você acha desse modelo clássico renascido pela Bertone? Acredita que ele realmente ganhará as ruas em breve? Deixe sua opinião nos comentários!