O Suzuki Vitara fez sucesso no nosso mercado durante os anos 1990 e 2000, oferecendo até mesmo uma charmosa versão JLX Canvas, que permitia aos ocupantes traseiros ficarem com os cabelos ao vento transmitindo uma maior sensação de liberdade.
Depois que o Nissan Leaf popularizou o conceito de carro elétrico vendido em larga escala ao redor do mundo a partir de dezembro de 2010, a Suzuki revelou seu primeiro carro movido à eletricidade após 14 anos: o eVitara. Construído na Índia, será exportado para outros mercados, ao lado do seu irmão, o Toyota bZ, que ainda não estreou.
De acordo com as informações iniciais, o eVitara base vem equipado com um motor de 142 cv, alimentado por uma bateria de 49 kWh e com tração dianteira. Existe uma opção mais potente, que entrega 172 cv e 19,3 kgfm, utilizando uma bateria maior de 61 kWh e tração integral. Nenhum número de alcance máximo foi revelado.
Para enfrentar o off-road, o sistema AllGrip inclui o programa Trail, que utiliza os freios para emular a operação de um diferencial de deslizamento limitado. Resta saber se o eVitara terá a mesma capacidade de subir paredes que o Suzuki Jimny.
Com 4,27 m de comprimento e quase 10 cm maior em relação ao Vitara atual, o entre-eixos cresceu indo a 2,70 m, o que privilegiou o espaço interno do primeiro elétrico da marca. Aliás, a cabine agrada à primeira vista pelo uso de áreas revestidas, além do quadro de instrumentos totalmente digital, integrado ao sistema multimídia.
A produção do eVitara ocorrerá na fábrica da Suzuki Motor Gujarat, na Índia, a partir do próximo ano, com vendas previstas para os mercados europeu, indiano e japonês.
O que você acha de modelos off-road eletrificados? Acredita que eles tenham as mesmas capacidades dos modelos tradicionais? Escreva nos comentários!