As concessionárias Volkswagen dos Estados Unidos não estão nada satisfeitas com a Scout, nova marca do grupo alemão que traz de volta um nome icônico dos anos 1960. Desde que a marca foi anunciada nos EUA, o grupo Volkswagen fez questão de dizer que ela vai ter um modelo de vendas diretas, assim como a Tesla, em vez de utilizar as concessionárias da VW já existentes.
Isso gerou um enorme desconforto nos donos de concessionárias Volkswagen atuais. Afinal, eles tinham a expectativa de trabalharem a marca em seus locais atuais, principalmente porque o anúncio da Scout causou um certo burburinho no público. Porém, se depender do grupo alemão, todos eles serão impedidos de vender os modelos da empresa.
Para tentar reverter a situação, até mesmo as associações estaduais de concessionárias e a associação nacional americana, a National Automobile Dealers Association (NADA), entraram na disputa. A própria Tesla enfrentou alguns problemas em seu modelo de negócio, mas reverteu parte dela por ser, de fato, uma startup.
Concessionárias Volkswagen vs. Scout
No caso da Scout, por mais que a Volkswagen tente afirmar que a situação é semelhante, na realidade ela será mais uma marca debaixo do guarda-chuva do grupo, assim como Audi, Bentley e Lamborghini. Por isso, seu envolvimento com os alemães pode dificultar a estratégia de vender seus carros de modo direto, por conta das regulamentações americanas.
Por lá, as fabricantes de carros não podem vender carros de maneira direta, apenas por meio de concessionárias. Por isso essa decisão da VW para a Scout tem dado o que falar. E isso que a marca só vai começar a vender veículos em 2027. Até lá, as concessionárias Volkswagen, as associações e o grupo alemão vão ter que debater muitas coisas.
Acha que os concessionários estão certos nessa história? Deixe nos comentários a sua opinião.