A Fiat está com o champanhe em mãos para comemorar a marca de 2 milhões de unidades vendidas da caminhonete compacta Strada. A rival direta da Volkswagen Saveiro tem 26 anos de mercado brasileiro, se consolidou como um dos modelos mais vendidos da marca italiana e figura entre os veículos mais vendidos do Brasil com frequência.
A primeira vez que os brasileiros puderam conhecer a Strada de perto foi em meados de 1998. Ela nasceu a partir do Projeto 178, uma linha de carros acessíveis e compactos e que deram origem ao Palio, Palio Weekend, Siena e a própria caminhonete. Hoje, a Strada acumula 600 mil unidades produzidas da segunda e atual geração.
Atualmente, a Fiat Strada atingiu a marca de 14.642 unidades vendidas no último mês de outubro, segundo a Fenabrave. Ela é fabricada no Polo Automotivo da Stellantis localizado em Betim, em Minas Gerais. Além disso, a rival da Volkswagen Saveiro é exportada para mercados como Uruguai e Argentina. Ela usa peças de modelos como o hatch Mobi, o comercial leve Fiorino e os SUVs Pulse e Fastback.
Única do segmento a ter câmbio automático e motor turbo
Para se mostrar atrativa perante os demais modelos, a Strada já inovou em diversos aspectos. Trouxe as ideias de cabine estendida e dupla, que seguem vivas até hoje, já adotou o câmbio automatizado Dualogic, já teve versão com três portas e até ganhou o sistema e-Locker em meados de 2009. Ele ajudava a picape a enfrentar obstáculos no mundo off-road.
Esse sistema tinha o bloqueio eletrônico do diferencial como principal chamariz. Para bater essa marca de dois milhões de unidades produzidas, a Fiat Strada possui uma ampla gama de versões. As mais baratas são a Endurance 1.3 de cabine estendida e que custa R$ 105.990 e a Freedom 1.3 de cabine estendida. Esta é vendida por R$ 112.990.
Acima delas estão as versões Freedom e Volcano manuais com cabine dupla. Elas também possuem o motor 1.3 Firefly aspirado de 107 cv e transmissão manual de cinco marchas. Seus preços são de R$ 121.990 e R$ 123.990, respectivamente. A última versão a ter o propulsor 1.3 é a Volcano automática. Ela traz câmbio automático do tipo CVT e que simula sete marchas.
Seu preço é de R$ 129.990. Por fim, as versões mais caras da Fiat Strada são a Ranch e Ultra. Elas são as únicas a trazerem o motor 1.0 turbo flex T200 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Sua transmissão é a automática do tipo CVT e elas se diferem por apliques da carroceria. O preço é de R$ 141.990 para ambas.
Você imaginou que a Strada bateu a marca de 2 milhões de unidades vendidas? Tem alguma história com ela? Conte nos comentários