Eletricidade com impulso extra!

Porsche 911 raiz confirmado com câmbio manual e versão híbrida

A eletrificação chegou à Porsche, e a marca de Stuttgart confirmou que o 911 Turbo Hybrid, assim como o Carrera S manual, chegarão em 2025

Porsche 911 Turbo Hybrid preto andando na pista
Porsche 911 992 [Carscoops.com]

Os tempos mudaram, e agora é possível que um esportivo puro-sangue ofereça um sistema híbrido para melhorar tanto o desempenho quanto a eficiência energética. A Porsche confirmou que a produção do próximo 911 Turbo começará no segundo semestre do próximo ano, utilizando o mesmo conjunto já presente no Carrera GTS.

Segundo Lutz Meschke, vice-CEO e CFO da marca de Stuttgart, o novo 911 Turbo da geração 992 contará com células da Varta a bordo. A Varta é a empresa alemã responsável por fornecer as baterias de 1,9 kWh do conjunto híbrido presente na configuração GTS. Esse sistema não apenas contribui para a eficiência de combustível, mas também otimiza o desempenho no uso cotidiano ou nas pistas.

Embora o 911 GTS não seja um PHEV, ou seja, não pode operar apenas com energia elétrica, ele ainda oferece uma leve redução nas emissões de CO2, o que é uma grande conquista para um modelo esportivo.

O verdadeiro destaque, no entanto, está no impulso adicional de 54 cv, proporcionado pelo motor integrado à transmissão de dupla embreagem de oito marchas. Essa engenharia permite que o carro atinja o torque máximo em apenas meio segundo ao pressionar o pedal do acelerador.

A Porsche introduziu um novo motor 6.6 para o 911 Carrera GTS 2025, que entrega impressionantes 532 cv e 60 kgfm de torque. Esses números de desempenho o colocam muito próximo do 911 Turbo, que pode entregar até 580 cv ou 650 cv no Turbo S.

[Divulgação]

Mais novidades no Porsche 911

Meschke também revelou que o 911 Carrera S entrará em produção no primeiro semestre do próximo ano, sem a adição de tecnologias híbridas ou mudanças significativas em sua tecnologia.

Diferente do Carrera S, o 911 Carrera recebeu um leve incremento com a inclusão de turbocompressores maiores herdados do antigo GTS, agora gerando 388 cv. Essa atualização é parte da estratégia da Porsche de manter seus modelos competitivos, oferecendo melhor desempenho sem comprometer a essência dos esportivos da marca.

[Divulgação]

Outra novidade na linha Porsche 911 é a inclusão do câmbio manual pela primeira vez na geração 992.2. Essa opção de transmissão manual, embora não esteja disponível nem no Carrera nem no GTS, atende a uma demanda dos puristas que apreciam uma conexão mais direta com o veículo.

O que você acha da eletrificação em modelos esportivos? Escreva a sua opinião nos comentários!