Novidades

Mercedes não produzirá mais carros no Brasil e fábrica pode fechar

Decisão da Mercedes-Benz tem ligação direta com a situação econômica do país e aumento dos custos de produção local

Fábrica Mercedes Iracemápolis encerra produção [divulgação]
Fábrica Mercedes Iracemápolis encerra produção [divulgação]

Com a moeda instável, situação econômica nada favorável e instabilidades políticas, a Daimler decidiu encerrar novamente a produção de carros no Brasil. Ainda não foram definidos os rumos da fábrica da Mercedes em Iracemápolis, interior de São Paulo, mas ela poderá ser fechada.

Segundo a marca em seu comunicado oficial, “a situação econômica no Brasil tem sido difícil há muitos anos e foi agravada pela pandemia da Covid-19. A decisão está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro”.

Mercedes-Benz Classe C200 EQ Boost (Auto+)

Outro fator importante para a decisão tomada pela Mercedes-Benz tem a ver com a necessidade de novos investimentos na fábrica para se adequar à linha de produtos renovada. Até então eram produzidos os modelos Classe C e GLA.

O SUV compacto recentemente mudou de geração lá fora, o que já deixava o modelo brasileiro desatualizado. Já o Classe C ainda não mudou, mas a nova geração circula em testes há mais de um ano e 2021 será o ano da sua estreia.

Mercedes-Benz GLA (divulgação)

Com a situação cambaleante do mercado brasileiro e a queda nas vendas, não faria sentido para a Mercedes-Benz investir pesado no país para produzir dois modelos totalmente novos. A retomada de uma linha 100% importada será o novo caminho a ser traçado pela Mercedes-Benz.

“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil”, comenta Jörg Burzer, Membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos.

Mercedes-Benz GLA (divulgação)

A marca ainda não definiu qual será o próximo passo de sua fábrica no interior paulista, mas não descarta o fechamento da unidade. Há um programa de demissão voluntária em andamento no momento. Apesar disso, a Daimler garante que a produção nacional de ônibus e caminhões segue firme e forte e sem mudanças de direção no momento.

>>Mercedes-Benz e BMW interrompem briga por causa do natal

>>Comparativo: A35 AMG e Clubman JCW na disputa dos 306 cv

>>Avaliação: Mercedes-Benz A35 AMG combina terno, capacete e tênis