Não deve demorar para chegar

Substituto do Mobi, novo "Fiat Uno" é visto no Brasil

O Fiat Grande Panda teve dois protótipos flagrados no Brasil e ele pode adiantar como será o hatch substituto do Argo e Mobi que virá em 2026

Fiat Grande Panda europeu camuflado de branco e de cinza no Brasil
Protótipos do Fiat Grande Panda no Brasil [Marcos Pontes/ João Anacleto/ Reprodução]

Lá fora, o Fiat Grande Panda é tido como um dos carros mais baratos da marca italiana e ele servirá de base para a criação do hatch substituto do Argo e Mobi no Brasil. O modelo recém-lançado teve dois protótipos flagrados em testes em solo nacional. O futuro modelo a ser lançado por aqui virá apenas em 2026 e poderá até ser elétrico.

Quem fez o flagra foi Marcos Pontes e João Anacleto logo o republicou. Na imagem, é possível ver dois Grande Panda, um com camuflagem branca e outro escurecido e ambos estavam estacionados no aeroporto de Viracopos, no interior de São Paulo. Mesmo sendo europeus, esses modelos devem contar com atualizações que vão estar presentes no futuro carro da marca italiana a ser apresentado por aqui.

O hatch europeu usa a plataforma Smart Car, a mesma CMP que equipa modelos como os Citroën C3 e Basalt e os Peugeot 208 e 2008. No quesito medidas, o Fiat Grande Panda e o substituto do Argo e Mobi possuem 3,99 m de comprimento e entre-eixos de 2,54 m. O novato será produzido na planta de Betim, em Minas Gerais. Internamente, o substituto dos hatches italianos é batizado de Projeto 328 e F1H.

[divulgação]
[divulgação]

Volta do Uno e mais novidades

O problema é que o futuro carro mais barato da Fiat vai demorar um pouco para ser lançado por aqui, já que a planta mineira da montadora precisa passar por atualizações em suas linhas de montagem. O que acontece é que além desse substituto dos hatches, haverão ainda um SUV com porte do C3 Aircross que ficará no lugar do Pulse, um SUV cupê para ocupar o posto do Fastback e até uma outra caminhonete.

Esta última será cabine dupla e ficará no lugar da Strada. Todas essas novidades serão produzidas em Betim. Mas, eles só deverão dar o ar da graça mais para o fim desta década. O novo hatch compacto da Fiat e que será substituto dos Argo e Mobi terá o visual levemente inspirado no Grande Panda, só que terá mudanças.

novo Fiat Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

O público brasileiro pode esperar por um hatch com linhas mais quadradas e até ser um pouquinho alto. Desse modo, ele poderá ser considerado como uma espécie de “novo Uno”. A arquitetura Smart Car também poderá dar origem a modelos a combustão e eletrificados por aqui. A expectativa é que os propulsores como os 1.0 e 1.3 Firefly e até o GSE turbo ganhem sistema híbrido-leve.

Assim, vão atender cada vez mais as rígidas normas de emissão de poluentes. Há também a possibilidade da criação de carros elétricos nessa mesma linha de produção. Desse modo, é possível que a Fiat estude criar uma versão do hatch substituto do Argo e Mobi 100% elétrico. Porém, tudo dependerá da demanda da clientela e da produção dos propulsores eletrificados.

Fiat Grande Panda [divulgação]
Fiat Grande Panda [divulgação]

O que será que a Fiat está planejando para o futuro? Gostou do visual do Grande Panda? Conte nos comentários