Acumulando resultados comerciais abaixo do esperado, a Jeep optou por interromper a produção do SUV Grand Cherokee momentaneamente. O irmão maior do Commander tem a produção norte-americana localizada na planta de Detroit e ela estará paralisada até os primeiros dias do próximo mês de novembro.
O SUV grande acumula uma queda nas suas vendas se comparado com os mesmos índices registrados em 2023. Como não há tantas negociações concluídas, formaram-se longos estoques e isso preocupou a montadora norte-americana. De olho nisso, a Stellantis, conglomerado que cuida de marcas como a Jeep, Citroën, Peugeot, Fiat e mais fabricantes, ordenou uma paralisação momentânea do SUV.
Ele é fabricado no Complexo de Montagem em Detroit da unidade Jefferson. A produção do Jeep Grand Cherokee está interrompida desde o último dia 28 e deve seguir paralisada até o próximo dia 1° de novembro. Em nota enviada aos jornalistas, a Stellantis pontua que cria ações para alinhar a produção com as vendas. Além disso, ela revelou que monitora a situação criteriosamente.
Outro modelo também foi afetado
No entanto, esta não é a primeira vez que carros da Jeep sofrem com uma produção paralisada momentaneamente. No último mês de setembro, os SUVs Grand Cherokee e Wrangler deixaram de ser fabricados. Na época, a marca afirmou que a paralisação servia para fazer ajustes de produção.
Até agora, as concessionárias de montadoras como Dodge, Jeep e Alfa Romeo registram estoques acima do normal e por isso suas plantas estão com fabricação paralisada. Além do Jeep Grand Cherokee ter sua produção interrompida desta vez, o SUV Dodge Durango também teve sua fabricação parada. No acumulado de 2024, ele já tem queda de 13% em suas vendas.
Não há informação se a produção interrompida do Grand Cherokee em Detroit afetará sua comercialização no Brasil. Por aqui, o SUV está entre os carros mais caros que a Jeep oferece aos brasileiros, possui apenas à venda a versão híbrida plug-in 4xe e parte de R$ 569.990.
Você teria um Jeep Grand Cherokee 4xe na sua garagem? Conte nos comentários