Uma trabalhadora nata

Toyota testará Hilux elétrica em centros de mineração

Uma mineradora australiana vai começar a testar logo mais a Toyota Hilux elétrica. O modelo não terá vida fácil e vai trabalhar bastante

Protótipo da Toyota Hilux elétrica branca com fundo de árvores
Toyota Hilux elétrica [Divulgação]

A era da eletrificação chega para todos e um dos próximos lançamentos da Toyota nesta área será a Hilux elétrica. A caminhonete média rival da Ford Ranger teve um protótipo 100% elétrico revelado em 2022 e agora, a marca japonesa vai fornecer uma unidade especial do modelo para serem testados em centros de mineração de ferro na Austrália.

A Hilux elétrica que o grupo especialista em mineração BHP vai utilizar em breve tem cabine dupla, sendo diferente do protótipo mostrado em 2022. No quesito visual, a caminhonete elétrica tem poucas diferenças em relação ao modelo movido a combustão. No visual, a novata tem uma porta de carregamento no para-lama dianteiro.

Seu para-choque dianteiro tem iluminadores em LED e mais uma barra de proteção, para garantir que nenhum detrito danifique a carroceria. Essa Toyota Hilux elétrica é o primeiro modelo produzido pela marca japonesa a ser utilizado pelo público e foi desenvolvido em parceria com a BHP, a mineradora que a utilizará. O objetivo é testar o modelo em condições extremas de trabalho.

Protótipo da Toyota Hilux elétrica branca com fundo de árvores e vista de lado
Toyota Hilux elétrica [Divulgação]

Ninguém sabe, ninguém viu

A picape elétrica vai ser utilizada na região de Port Hedland, que é um dos centros de minério de ferro e que está localizado na Austrália. Seu teste começará no final do próximo mês de novembro e durará cerca de 12 meses. A ideia da Toyota e da BHP é que uma frota de caminhonetes elétricas consiga substituir as picapes movidas a diesel.

Por enquanto, a Toyota optou por não revelar oficialmente os dados técnicos da Hilux elétrica a ser usada pela BHP. Segundo Matthew Callachor, presidente e CEO da Toyota para a Austrália, a montadora está preocupada em ter uma abordagem ampla para a descarbonização e que este teste resultará em um feedback importante, já que a picape será avaliada em um cenário exigente.

Protótipo da Toyota Hilux elétrica branca com fundo de árvores e vista de trás
Toyota Hilux elétrica [Divulgação]

Por sua vez, Geraldine Slaterry, presidente da BHP Austrália, afirmou que a empresa quer eletrificar sua frota de veículos leves e reduzir as emissões de gases poluentes nas suas operações. Para finalizar, foi dito que toda a equipe está ansiosa para ver a Hilux elétrica sendo usada. É válido ressaltar que a BHP e a Toyota Austrália se uniram em um Memorando de Entendimento em agosto de 2023.

Há pouco tempo, a Toyota tinha feito um acordo com as empresas de mineração SEA Electric e MEVCO para desenvolver cerca de 8.500 modelos entre Hilux Elétrica e Land Cruiser 100% elétrico. No entanto, não há mais novidades sobre o tema. Já a própria marca japonesa criou um protótipo da picape movido a hidrogênio e fez testes no Reino Unido.

Porta de carregamento com tomada para Toyota Hilux elétrica
Toyota Hilux elétrica [Divulgação]

A expectativa é que a Hilux elétrica chegue ao mercado no final de 2025 e seu primeiro mercado deverá ser a Tailândia. Logo após, ela deverá dar o ar da graça em lugares como a Europa. Sua vinda ao Brasil não está confirmada até o momento.

Você andaria em uma caminhonete 100% elétrica? Conte nos comentários