Medidas para evitar problemas

Stellantis produzirá menos carros a combustão já em novembro

A Stellantis está com medo das novas normas de emissão europeias e por isso vai mudar a produção das marcas que ela cuida

Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]
Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]

A partir de 1° de janeiro de 2025, as normas de emissões de gases poluentes na Europa ficarão mais rígidas. Com isso, as montadoras estão tendo que se preparar para essa mudança e a Stellantis já sabe o que vai fazer. A partir de novembro deste ano, o conglomerado reduzirá ao máximo a produção de carros a combustão, tudo para evitar gastos astronômicos em relação às multas.

Quem confirmou isso foi o novo diretor de operações do conglomerado para a Europa, Jean-Philippe Imparato em uma entrevista para o Automotive News. O grupo pretende diminuir a produção desses carros em diversas fábricas já no próximo mês de 2024. A empresa que cuida da Fiat, Jeep, Peugeot e mais montadoras está com medo de produzir diversos modelos e ultrapassar o nível de metas de emissão.

Outro problema que eles querem evitar é o acúmulo de estoques dos modelos. A partir de janeiro de 2025, as metas de emissões de gases poluentes na Europa cairão dos atuais 115 g/km para 93,6 g/km, esses números são considerados pelo padrão WLTP. O porém é que as marcas que excederem um grama devem pagar cerca de 95 euros de multa.

Citroën C5 X [divulgação]
Citroën C5 X [divulgação]

Valor é altíssimo

O valor dessa penalização convertido para real e sem impostos seria em cerca de R$ 584. Mas, a Stellantis cuida de 14 fabricantes distintas com modelos que variam entre hatches, sedãs, peruas, SUVs e até caminhonetes. Ou seja, a somatória da penaização daria um valor bem alto para ser pago. É válido pontuar que todas as montadoras possuem uma meta distinta de emissão.

Ela deve ser norteada de acordo com a categoria do modelo, os 93,6 g/km funcionam como uma média. Outra saída que a Stellantis pode tomar é focar na produção de carros eletrificados, entre híbridos-leve, híbridos convencionais, plug-in ou elétricos. Aqui, a ressalva recai na demanda por esses modelos, pois já foi amplamente divulgado que as vendas desses automóveis não estão mais tão em alta.

Argo
Fiat Tipo Sedan [divulgação]

A prova disso é que empresas especializadas afirmaram que no acumulado deste ano, as negociações sobre veículos elétricos caíram cerca de 15,2% na Europa. Para o Brasil, a Stellantis está com outros planos, já que as normas de emissões ficarão mais rígidas também, mas não tanto como nos países europeus. O conglomerado vai estrear por meio da Fiat o sistema Bio-Hybrid.

Essa novidade será anunciada oficialmente dentro de poucos dias e os primeiros modelos a contarem com sistema híbrido-leve são os SUVs compactos Pulse e Fastback. Este recurso prevê o auxílio de um pequeno motor elétrico de 48V em união com o propulsor a combustão e serve para reduzir os gases emitidos e também o consumo de combustível.

Fiat Pulse
Fiat Pulse [Divulgação]

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