Adrenalina é uma das passageiras nesses países

Brasil está entre os países mais temidos para dirigir

Um estudo britânico mostrou quais são os países que mais intimidam os motoristas e o Brasil esteve e entre os 10 primeiros

Trânsito em São Paulo com as vias congestionadas por carros e motos. Veja suspensão do rodízio de carros em São Paulo
O Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo vale de segunda a sexta-feira [Foto: Reprodução]

Um estudo feito no Reino Unidos pontuou quais são os 25 países que os motoristas estrangeiros mais têm medo de dirigir e o Brasil está entre o top 10. A análise mostrava o quão nervosos os condutores achavam que era conduzir em diferentes países e as razões para tal medo também foram esclarecidos.

Essa análise foi desenvolvido pelo portal britânico Scrap Car Comparsion. Nele, motoristas de países como França, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Nova Zelândia, Itália e mais lugares precisavam dizer em uma escala de 1 até 10, o quanto sentiam medo de dirigir em países turísticos. A pontuação mais baixa era tida como “nada nervoso” e a mais alta era vista como “extremamente nervoso”.

Em primeiro lugar ficou a Índia, que acumulou 7,15 e foi a única localidade a superar os setes pontos. Atrás, vieram países como Venezuela (6,97), Zimbábue (6,90), Marrocos (6,87), Tailândia (6,86), China (6,84), Tunísia (6,79), Brasil (6,71), Colômbia (6,71) e Malásia (6,70). Essas foram as 10 primeiras posições. Um dos países com melhor índice foi a Holanda, que acumulou apenas 4,41 pontos.

Rodízio municipal em SP (reprodução)

Quais motivos foram levados em conta?

Além de dizer qual país o entrevistado não se sentia nervoso e qual ele temia conduzir, ele tinha de explicar um motivo para criticar o destino turístico. A razão mais citada para o medo era de dirigir do lado errado da via, o qual acumulou 56,2% das respostas. Outras razões citadas foram infringir acidentalmente as leis de trânsito, direção perigosa dos condutores locais e mais motivos.

Visões como sofrer um acidente e não saber se comunicar no idioma do ponto turístico, roubo de carros, não compreender as placas de trânsito também foram citados. Um dos lugares do Brasil que deve ter causado tanto medo nos condutores estrangeiros foi São Paulo. Uma das maiores cidades da América Latina é conhecida pelo trânsito caótico e pelos extensos engarrafamentos.

Motociclista está vulnerável a todo tipo de contaminação em meio ao trânsito (reprodução)

A Índia ficou em primeiro lugar pois suas estradas contam com trânsito de carros, motos, pessoas e até animais. Ela foi considerada assustadora para os motoristas não acostumados. Apenas a Hungria, Itália e Grécia (fazendo parte do continente europeu) apareceram entre os 25 países mais assustadores para dirigir. As principais razões para isso são as vias estreitas e o trânsito intenso.

Segundo o gerente de operações da Scrap Car Comparsion, David Kottaun, as melhores saídas para os condutores estrangeiros dirigirem em um país turístico é se prepararem, realizar boa pesquisa sobre o trânsito e os costumes locais, dirigir com cautela e mais devagar, fazer paradas, usar aplicativos de navegação e planejar rotas.

(reprodução)

Você acha que o Brasil merecia esse posto ou ele não foi bem avaliado? Teria a experiência de dirigir na Índia? Conte nos comentários