O gosto é subjetivo, não é? O que é belo para uns pode ser considerado esquisito para outros. Isso se aplica à arquitetura, à gastronomia, à moda e, claro, ao universo dos carros. Afinal, a beleza está nos olhos de quem vê. Poucos carros foram unanimemente considerados belos ao longo dos anos, como a Ferrari 250 GTO, o Jaguar E-Type, o Porsche 911 e o Lamborghini Miura.
Nesta edição, perguntamos aos leitores do Auto+ e aos nossos seguidores: qual carro esquisito você gostaria de ver de volta? Antes de conferir as respostas do nosso público, vamos relembrar as escolhas da nossa equipe de jornalismo, que citou o Fiat Multipla, o Pontiac Aztek, o Citroën Xsara Picasso e o Toyota Etios.
Citroën 2CV
O Citroën 2CV é um dos ícones da indústria automobilística, ao lado do Fiat 500 e do Mini Cooper. Produzido entre 1948 e 1990, foi projetado para ser simples, prático e acessível, atendendo à população francesa no pós-guerra. Lembrado pelo nosso leitor millemiglia na área de comentários do site do Auto+, o deux chevaux (dois cavalos, em francês) teve mais de 3,8 milhões de unidades produzidas.
Citroën Xsara Picasso
O monovolume da Citroën exibe um design à frente do seu tempo e soluções interessantes a bordo, como as práticas mesinhas de avião atrás dos encostos dos bancos frontais. No Brasil, ele foi oferecido nas versões GLX e Exclusive, com motores 1.6 e 2.0 naturalmente aspirados, para citar. “Uma nova geração seria até possível, afinal, como os carros estão se tornando elétricos e têm as baterias no assoalho, ele seria uma opção maior”, escreveu Lo Chun Man.
BMW i3
Nosso seguidor no Instagram @joaopedromarques comentou sobre o BMW i3. Com um estilo diferente e até esquisito para alguns, ele foi vendido pelo fabricante no Brasil ao lado do i8. Com linhas futuristas, o i3 utiliza materiais leves, como fibra de carbono, para reduzir o peso. Esse elétrico entrega 170 cv e 25,5 kgfm, além de proporcionar um alcance puramente elétrico de até 335 quilômetros, livre de poluentes.
Volkswagen Eos
O Volkswagen Eos teve uma curta passagem pelo nosso mercado. Era um dois em um: com a capota rígida fechada, virava um cupê e, com ela aberta, se tornava um conversível. Quem lembrou desse Volkswagen como um carro esquisito foi nosso seguidor no Instagram @josemaria.rodrigues.391082. Sob o capô do Eos, o motor 2.0 turbo com injeção direta, em conjunto com o câmbio automatizado DQ250 de seis marchas, entrega 200 cv e 28,5 kgfm.
Lada Niva
Um clássico vendido no Brasil no início da década de 1990, após a abertura das importações, o Lada Niva foi a escolha de carro esquisito do nosso seguidor no Instagram @ricardo.vasques83. Esse jipão enfrenta trajetos off-road sem temer as adversidades. Originalmente, utiliza um motor de quatro cilindros 1.6 naturalmente aspirado, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas, rendendo 73 cv e 12 kgfm, além de oferecer uma interessante versão especial chamada Pantanal.
E você traria de volta qual carro esquisito? Escreva sua opinião nos comentários!