Ao longo das décadas, a Honda nos brindou com modelos icônicos, como o NSX, o S2000, e os Civic VTI, Si e Type R, assim como o Prelude. Com a correria do dia a dia, é normal esquecermos de alguns carros que o fabricante já comercializou no Brasil.
Na década de 1990, principalmente, com a abertura das importações, tivemos acesso a alguns modelos que hoje ainda vivem no nosso imaginário. Portanto, sem mais delongas, vamos a eles!
Honda Legend
Este sedã executivo mirava os rivais premium da década de 1990. É, sem dúvidas, um dos sedãs mais belos de todos os tempos, exibindo faróis afilados e um grande capô plano. Outro charme à parte estava sob o capô do Honda. Lá repousava o motor V6 3.2 naturalmente aspirado conectado ao câmbio automático de quatro marchas ou manual de cinco velocidades.
Honda Civic CRX del sol
Um dos marcos da indústria japonesa, o Honda Civic CRX del sol (EG2) foi chamado de CRX VTI no Brasil. Embora uma parcela dos consumidores brasileiros não lembrem dele, esse targa, assim como o Honda Prelude, foram sonhos de consumo nos anos 1990.
Com espaço para duas pessoas, o destaque estava no mecanismo de abertura do teto, que levava um minuto para deixar os passageiros com os cabelos ao vento, exibindo um verdadeiro balé automotivo. Sob o capô do Honda, o motor 1.6 naturalmente aspirado B16A3 rendia 160 cv e 15,3 kgfm. O último CRX del sol deixou a fábrica de Suzuka em 1998, sendo substituído pelo modelo S2000.
Honda Odyssey
A Honda ofereceu a Odyssey no Brasil ao longo da década de 1990. Esta minivan tinha 4,75 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,64 m de altura e 2,83 m de entre-eixos, além de um porta-malas de até 500 litros.
Com um coeficiente de arrasto de 0,39, sob o capô da Odyssey estava o motor de quatro cilindros 2.2 naturalmente aspirado com injeção multiponto, acoplado ao câmbio automático de quatro marchas. Esta combinação produzia 142 cv e 20 kgfm, permitindo à minivan da Honda chegar aos 100 km/h em 12,4 segundos.
Honda Civic Coupé EJ8
O Honda Civic começou a ser vendido em nosso mercado em 1992, ao lado do Accord, que também ofereceu no Brasil raras carroceria Coupé e Station Wagon, sendo produzido em solo nacional de 1997 a 2021.
Contudo, a geração EJ8 é rara no nosso mercado. Equipado com o motor de quatro cilindros 1.6 naturalmente aspirado (D16Y8) com comando variável e sistema VTEC, conectado ao câmbio manual de cinco marchas, entregava 127 cv e 14,8 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, com velocidade máxima de 196 km/h.
Honda City Sport
O Honda City Sport chegou ao nosso mercado em 2014, exibindo uma roupagem esportiva e mantendo o motor 1.5 naturalmente aspirado, que rendia até 116 cv e 14,8 kgfm quando abastecido com etanol. A estética do exterior mostrava a grade frontal com acabamento escurecido, assim como os faróis e lanternas com máscara negra, além da ponteira de escape.
Por dentro, os diferenciais eram o revestimento exclusivo dos bancos, os pedais de embreagem, freio e acelerador cromados, além da nova alavanca de câmbio.
Qual destes carros você lembrava? Compraria algum deles? Escreva a sua opinião nos comentários!