Bom desempenho

Citroën Basalt consegue boa nota em teste de segurança

Avaliado na Índia, o Citroën Basalt conquistou uma nota boa no Bharat NCAP, embora não tenha obtido o máximo de estrelas

Citroën Basalt em crash test [divulgação]
Citroën Basalt em crash test [divulgação]

Lançado no Brasil há poucas semanas, o Citroën Basalt chegou à Índia alguns meses antes. E, por lá, o SUV cupê já foi testado pelo Bharat NCAP, o equivalente local ao Latin NCAP. Mesmo sem conseguir obter a maior nota, o desempenho do carro foi bom, tendo 4 das 5 estrelas possíveis na avaliação.

Segundo o relatório do Bharat NCAP, o Citroën Basalt teve uma boa nota na proteção para adultos, com 26,19 pontos de 32 possíveis. Porém, o melhor desempenho do carro foi na avaliação contra uma barreira deformável móvel lateral, com o SUV cupê obtendo os 16 pontos possíveis na avaliação.

Na proteção infantil, a nota foi de 35,90 pontos, de 49 possíveis, e a avaliação contra uma barreira deformável de deslocamento frontal, o Bharat NCAP classificou o modelo com 10,19 pontos de 16, mas disse que o SUV teve uma proteção marginal para peito, pernas e pélvis dos ocupantes.

Crash test Citroën Basalt

A construção do Basalt foi elogiada pelo órgão indiano, por ter diferentes tipos de aço em sua estrutura, como o de alta resistência e ultra-alta resistência. Além disso, o instituto elogiou a nota do modelo, mesmo não tendo a mais alta possível, e os itens de segurança oferecidos na Índia também foram mencionados como algo positivo do modelo.

Vale lembrar que, por lá, o Basalt tem alguns equipamentos a mais que a versão brasileira. Na Índia, ele conta com seis airbags de série, enquanto no mercado brasileiro são quatro. A lista da versão indiana ainda conta com Isofix, controle de estabilidade (ESC), assistência de partida em rampa, cinto de três pontos para todos e lembrete de uso do equipamento. No entanto, esses equipamentos são comuns ao veículo vendido no Brasil.

Citroën Basalt em crash test [divulgação]
Citroën Basalt em crash test [divulgação]

O que achou do desempenho do Citroën Basalt? Deixe nos comentários a sua opinião.