Tem apenas 730 cavalos!

Superesportivo da Alpine tem motor a hidrogênio de 730 cavalos

No Salão do Automóvel de Paris de 2024, uma das estrelas é o superesportivo Alpenglow HY6 da Alpine, que é movido a hidrogênio e tem 730 cv

Superesportivo Alpenglow HY6 azul da Alíne com fundo branco e visto de frente
Alpine Alpenglow HY6 [Divulgação]

O Salão do Automóvel de Paris de 2024 está trazendo diversas novidades e uma delas é o superesportivo da Alpine, o Alpenglow HY6. Ele é como um sucessor do também esportivo HY4, é movido a hidrogênio, tem 730 cv, design de carro de corrida e pode ser a base para um modelo esportivo de produção em larga escala.

No quesito desenho, o Alpenglow HY6 tem linhas futuristas, é baixo, tem entradas de ar escondidas na dianteira, tampa do motor transparente, aerofólio com o nome da marca, uma espécie de barbatana no teto, rodas que mesclam pintura clara e escura, suas portas se abrem para cima entre outros destaques.

Ele possui 5,20 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,14 m de altura e a carroceria é feita de fibra de carbono, assim seu peso é reduzido em prol de uma performance aperfeiçoada. É provável que o novo superesportivo da Alpine use uma versão melhorada do chassi LMP3 do protótipo Alpenglow HY4. Os executivos da montadora contam que o HY6 funciona como um laboratório móvel de olho nas corridas.

Superesportivo Alpenglow HY6 azul da Alpine com fundo branco e visto de trás
Alpine Alpenglow HY6 [Divulgação]

O que será que virá por aí?

Todo o projeto teve inspiração em como deverão ser os carros que participam da corrida Le Mans, só que no futuro. A Alpine está pressionando as autoridades deste evento para que seja criada uma competição entre carros movidos a hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2028. Por isso, é bem possível que soluções do HY6 sejam usadas de base para um futuro supercarro.

Os executivos da fabricante pontuaram que sempre pensaram em ter um modelo Alpenglow para ter uma versão de produção e não ficar apenas no conceito. O superesportivo da Alpine vem equipado com um motor 3.5 V6 biturbo desenvolvido pela própria montadora. Ele rende 730 cv e 78,5 kgfm de torque e trabalha em união com um câmbio Xtrac sequencial de seis marchas.

Sua tração é traseira. O propulsor tem quatro eixos de comando de válvulas cabeçote acionados por corrente, mais quatro válvulas por cilindro e é abastecido apenas com hidrogênio. Ele é armazenado na forma gasosa em tanques de alta de pressão e que pesam 2,1 kg. O motor pode chegar em até 9 mil RPM.

O que você achou desse superesportivo da Alpine? Daria uma volta nele? Conte nos comentários