Salão de Paris

Mini apresenta versões esportivas de Cooper e Aceman elétricos

Mais potentes do que a versão JCW apresentada anteriormente, os novos esportivos da Mini unem a esportividade e eletricidade

Novos carros da Mini, John Cooper Works Eletric e John Cooper Works Aceman estacionados [divulgação]
Mini John Cooper Works Eletric e John Cooper Works Aceman [divulgação]

A Mini trouxe para o Salão de Paris duas versões apimentadas para os elétricos Cooper e Aceman. Os dois modelos receberam novas versões John Cooper Works, que adicionam ainda mais potência do que a JCW que já é oferecida para a dupla. Outros detalhes também tentam diferenciar as versões esportivas dos modelos elétricos.

Anteriormente, a Mini já havia lançado versões John Cooper Works para seus modelos elétricos. Entretanto, ela é baseada na versão SE dos carros e entrega menos potência. Para diferenciar, esses novos carros são chamados de John Cooper Works Electric e John Cooper Works Aceman.

E já que o assunto potência foi citado, vale destacar que a dupla utiliza um motor elétrico único de 258 cv e 35,7 kgfm de torque. A tração é somente na dianteira. Dessa forma, os novos John Cooper Works são 40 cv mais potentes que os JCW elétricos que já eram vendidos.

Novo Mini John Cooper Works Eletric estacionado [divulgação]
Mini John Cooper Works Eletric [divulgação]

Boost dos novos Mini JCW elétricos

Além disso, é possível aproveitar mais 27 cv extras de potência, por meio de um botão no volante. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos, no John Cooper Works Eletric hatch, e em 6,4 segundos, no caso do JCW Aceman. A velocidade máxima é limitada em 200 km/h.

Tanto o hatch quanto o Aceman JCW novos contam com uma bateria de 54,2 kWh, o que segundo a Mini garante uma autonomia de 371 km, para o hatch, e de 355 km no SUV, sempre de acordo com o ciclo WLTP. Como os modelos são mais potentes, a autonomia é menor do que na versão SE dos dois carros, por consumirem mais bateria por conta da maior potência.

Mini John Cooper Works Aceman estacionado [divulgação]
Mini John Cooper Works Aceman [divulgação]

Visual

Em termos visuais, a nova versão segue o padrão tradicional dos modelos John Cooper Works. Isso significa um body kit personalizado para a carroceria dos carros da Mini, com para-choques dianteiro e traseiro mais esportivos, saias laterais e aerofólio traseiro. As rodas são de 18 polegadas, para o hatch, e de 19 polegadas para o SUV

A suspensão foi recalibrada e os freios são mais fortes também. Por dentro, a cabine tem interior em preto com detalhes em vermelho, como é tradicional nessa versão esportiva dos carros da Mini. 

Interior do Mini John Cooper Works Eletric [divulgação]
Mini John Cooper Works Eletric [divulgação]

O que achou dos novos Mini JCW? Deixe nos comentários a sua opinião.