Já conhecia?

Quem é a Zeekr? Marca irmã da Volvo é a primeira chinesa de luxo no Brasil

Zeekr vai atuar ao lado da Volvo e tentará se estabelecer como a primeira fabricante de luxo vinda da China

Zeekr 007 amarelo de frente correndo
Zeekr 007 [divulgação]

Já ouviu falar da Zeekr? A nova fabricante chinesa estreou oficialmente no Brasil na noite de quinta-feira 10 de outubro com o 001 e agora prepara os próximos passos em nosso país. Mas, afinal, quem é a Zeekr? Como essa marca surgiu e como ela pode atrapalhar o crescimento da Volvo por aqui?

Antes de comprar várias marcas e separar outras, o grupo Geely era formado por três fabricantes. Tínhamos a Geely como marca de volume, a Lynk & Co como intermediária e focada em carros por assinatura e híbridos, depois a Volvo como a divisão de luxo. A necessidade de atingir outros mercados, fez tudo virar uma festa.

Em 2020, a Lynk & Co apresentou o conceito Zero. O modelo previa o futuro carro mais caro e sofisticado da marca, além de seu primeiro totalmente elétrico. Entretanto, o modelo de negócio da Lynk & Co focado em assinatura de veículos e o fato de ser intermediária entre Volvo e Geely fez com que o Zero destoasse.

Zeekr 001 verde de frente em uma estrada
Zeekr 001 [divulgação]

Assim, em 2021 surgiu a Zeekr. A marca foi inaugurada com o objetivo de ser global e posicionada lateralmente à Volvo. Enquanto a sueca tem um tempero mais europeu e focada em segurança, a Zeekr mostraria ao mundo o luxo chinês, o qual privilegia o espaço traseiro, tem muita tecnologia e traria esportividade ainda não relacionada ao país.

China e Suécia

Assim como a Lynk & Co, o centro de desenvolvimento da Zeekr fica na terra da Volvo, a Suécia, além de contar com centro de tecnologia no mesmo país e na China. O desenvolvimento dos modelos da marca é feito em parceria entre os dois países, afim de aproveitar a tecnologia chinesa com o refinamento sueco.

O primeiro modelo lançado pela marca é justamente o primeiro carro a abrir as portas da fabricante no Brasil, o 001. Ele é uma espécie de perua esportiva com traços de SUV e pegada esportiva de hatch. Quase como se fosse uma interpretação elétrica do Citroën DS5, que não se encaixa em categoria alguma.

Ele é um carro verdadeiramente enorme, com 4,97 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,99 m. Na China, conta com versões de 268 cv, 544 cv e 1.265 cv. Para o Brasil, foi escolhida a variante intermediária de 544 cv e 71,4 kgfm de torque com 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e autonomia de 426 km no ciclo INMETRO.

Separando das origens

Como o 001 tem visual muito próximo ao dos Lynk & Co, os modelos seguintes da marca começaram a mostrar uma nova identidade visual mais única. A primeira dessa nova leva foi a minivan 009, que é vendida também pela Volvo como EM90 com visual levemente modificado. 

Ela é focada no transporte executivo, onde as minivans grandes fazem muito sucesso entre os chineses. Conte com versões de 272 cv e 789 cv, além, de variantes com sete lugares ou com quatro assentos, sendo os dois traseiros estilo primeira classe de companhia aérea cara. O visual é bem exótico, com a frente dominada por uma grade cromada.

Em junho de 2023, a Zeekr apresentou o X, seu primeiro SUV. O modelo usa a mesma plataforma do Volvo EX30 e é posicionado pela marca no meio do caminho entre os primos EX30 e o XC40/EX40. O visual é bem ligado à Lynk & Co, levantando suspeitas de que ele poderia ter pertencido à outra marca.

Traz versões de tração traseira ou integral com 272 cv, 428 cv ou 476 cv. A cabine é bem mais luxuosa do que a do Volvo, mas ainda assim minimalista. Ele é um dos carros confirmados pela marca para ser vendido no Brasil. Ainda em 2023, a Zeekr lançou o 007. O modelo é um sedã concorrente direto de BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4.

Safra 2024

Já neste ano, a marca teve dois lançamentos importantes. A primeira foi a Zeekr Mix, uma minivan com desenho bem futurista para atuar abaixo da 009. Ela não será oferecida fora da China e conta com interior modular e 421 cv. Já o Zeerk 7X é o maior SUV da marca, destinado a competir diretamente com o Tesla Model Y.

Ele conta com versões de 421 cv ou 646 cv, dependendo do layout de motor. Um dos destaques do modelo é a presença de sistemas de condução praticamente autônoma, além do interior bem luxuoso. Seu porte é um meio do caminho entre os Volvo XC60 e XC90. Pode vir a ser vendido no Brasil.

Qual seu carro preferido da Zeekr? Conte nos comentários.