Foguete de bolso!

Citroën C3 You traz diversão por menos de R$ 100 mil | Avaliação

O Citroën C3 You assegura uma dirigibilidade ágil com motor turbinado e, o melhor de tudo, não faz seu bolso chorar

Citroën C3 You
Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Quem é contemporâneo a mim e tem mais de 40 anos deve se lembrar do desempenho da Yamaha RD 350, a famosa “viúva-negra”. Uma motocicleta explosiva, que exigia muita habilidade do condutor. Podemos, metaforicamente, relacioná-la ao Citroën C3 You, devido às reações associadas à boa relação peso-potência do compacto.

Custando a partir de R$ 96.990, o Citroën C3 You é o carro turbinado mais barato à venda no Brasil, assim como o Citroën Basalt é o SUV mais acessível do nosso mercado. Ambos pertencem à família C-Cubed, junto com o C3 Aircross (a partir de R$ 115.990), complementando a gama de carros de passeio da Citroën, que também inclui o C4 Cactus (a partir de R$ 111.990).

Embora a diferença em relação à versão de entrada Live 1.0 naturalmente aspirada com transmissão manual (R$ 77.590) seja de R$ 19.400, no C3 You você leva para casa um “Sleeper”. Essa configuração não revela o poderio que possui, deixando muitos motoristas ou curiosos com um ponto de interrogação na cabeça!

Citroën C3 You
Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Foguetinho

Assim como no Volkswagen Up! TSI, fica a sensação de que sobra motor no Citroën, e isso é digno de aplausos para a marca francesa. Em tempos em que os carros estão cada vez mais pasteurizados, dirigir o C3 You deixa um gosto de querer mais e não desgrudar tão cedo do volante.

A receita é a combinação vitoriosa do motor tricilíndrico 1.0 sobrealimentado, unido ao câmbio continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas. Dessa união, surgem 130 cv e 20 kgfm quando abastecido com etanol. Com uma relação peso-potência de 8,57 kg/cv, aguarde por um comportamento rápido no gatilho.

É o mesmo conjunto encontrado nos Fiat Fastback, Pulse e Strada, assim como nos Peugeot 208 e 2008. Independente da faixa de rotação, o Citroën C3 You transmite fôlego, garantindo uma boa capacidade tanto para acelerar quanto para retomar a velocidade, principalmente na faixa de 80 a 120 km/h.

A receita do Citroën C3 You

O turbolag (atraso antes de o turbocompressor atuar) está presente, mas é baixo. Quem quiser uma pitada extra de esportividade pode fazer mudanças sequenciais pela alavanca seletora de marchas ou acionar o modo Sport, que realiza as trocas em regimes mais altos, apesar de não ter o prático conta-giros.

De acordo com os dados de desempenho do fabricante, o zero a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos (gasolina) e 8,4 segundos (etanol), com velocidades máximas de 192 km/h e 194 km/h, respectivamente.

Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Os pedais do acelerador e do freio possuem uma calibração voltada ao conforto. Isso não diminui a diversão ao volante do Citroën C3 You. A dirigibilidade ainda é colaborada pela direção assistida eletricamente calibrada especialmente, sendo ágil no esterço e no retorno. Contudo, poderia ser mais conectada acima de 100 km/h.

Como em todos os carros da Citroën desde os tempos do primeiro C3 (lançado em maio de 2003), do C4 Pallas e do C4 Picasso, a maciez é um capítulo à parte, garantindo uma condução tranquila, livre de batidas secas de final de curso.

O conjunto de suspensões adota arquitetura McPherson à frente e eixo de torção atrás, com molas e amortecedores modificados devido ao peso em ordem de marcha maior (1.171 kg), filtrando e absorvendo muito bem as irregularidades do asfalto.

Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Suavidade e dinâmica

Contudo, toda essa suavidade de rodagem cobra seu preço. Com uma carroceria quadradinha e medindo 1,60 m de altura (o Up! tem 1,50 m), é sentida uma rolagem nas curvas contornadas mais apressadamente, além de uma ligeira oscilação vinda do eixo traseiro ao trafegar em asfalto mal pavimentado. Outra característica é a tendência da dianteira mergulhar durante as frenagens mais fortes.

Ao retomar a velocidade, com o pedal do acelerador a meio curso, a frente do Citroën C3 You não se ergue excessivamente, tampouco a traseira abaixa muito, ao contrário do que acontecia no Peugeot 208 GT, por exemplo.

Citroën C3 You
Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Apesar das ressalvas, o Citroën C3 You é bom de chão, e os ângulos de ataque de 23º, de saída (38º) e a altura em relação ao solo de 18 centímetros possibilitam vencer as valetas e lombadas, sem raspadas incômodas.

Mas, e o consumo? O Citroën C3 You ainda faz 11,0 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) na cidade, enquanto na rodovia crava 12,8 km/l e 8,8 km/l, respectivamente, segundo os dados do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Como tudo que anda, uma hora precisa parar, o Citroën C3 You adota discos frontais ventilados e tambores traseiros, ambos bem calibrados para a proposta do carro, garantindo paradas eficientes.

Um ponto negativo está no isolamento acústico, que poderia ser ligeiramente melhor para deixar do lado de fora os ruídos indesejados. Em todo caso, ao tirar o pé do pedal do acelerador, é possível escutar a válvula de alívio atuando com o característico espirro, que tanto gostamos de ouvir nos carros preparados!

Citroën C3 You
Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Mais forte que o antigo bloco de quatro cilindros 1.6 naturalmente aspirado (122 cv com etanol), essa nova opção turbinada arrancará sorrisos até dos mais céticos! Claro, estamos a bordo de um carro cuja proposta é urbana, mas que possibilita encarar sem sustos uma estrada, garantindo ultrapassagens eficientes.

Além disso, o tamanho compacto, associado ao diâmetro de giro (que aumentou de 10,5 m para 10,8 m), possibilita manobras sem sufoco em locais mais apertados, como vagas de prédios ou shoppings.

Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Cabine e dimensões do Citroën C3 You

Com 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura (contando o rack de teto) e 2,54 m de entre-eixos, o Citroën C3 You é uma opção para jovens famílias ou consumidores que rodam com no máximo quatro ocupantes a bordo.

A habitabilidade mostra o uso de plásticos de boa qualidade, bem montados. A ergonomia é favorecida pela maioria dos comandos bem posicionados à mão e pela boa área envidraçada, que coopera na visibilidade.

Citroën C3 You
Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

Em ergonomia, o desenho dos bancos poderia ter abas laterais mais pronunciadas, o que ajudaria a segurar melhor o corpo nas curvas. Além disso, a coluna de direção é ajustável apenas em altura e do tipo que se desloca para o colo do motorista.

A maior falha está no tamanho diminuto do quadro de instrumentos, que dificulta a visualização de informações básicas, como o nível de combustível. Em contrapartida, o multimídia de 10,25 polegadas oferece uma interface intuitiva de operar e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Como é característico de alguns carros da Citroën, como no Basalt, os comandos dos vidros elétricos traseiros estão posicionados próximos ao freio de mão, o que ocupa um pouco do espaço do quinto ocupante. O entre-eixos de 2,54 m possibilita apenas um espaço razoável para as pernas e os joelhos dos ocupantes traseiros, além de um porta-malas de 315 litros.

De série, o pacote de itens contempla ar-condicionado, trio elétrico, chave canivete, volante multifuncional, airbags frontais, controles eletrônicos de tração/estabilidade, assistente de partidas em rampas, seis alto-falantes, câmera de ré e detalhes azulados por todo o interior.

Visual exclusivo

Para se diferenciar das versões restantes da gama, o Citroën C3 You exibe uma caracterização única no exterior. Entre os diferenciais, aparecem a plaqueta Turbo 200 fixada na tampa do porta-malas e a carroceria em duas tonalidades.

Citroën C3 You [Auto+ / Rafael Dea]

A estética diferente ainda aparece no emblema C3 You nas portas dianteiras, na faixa lateral, assim como o teto pintado de preto. Essa tonalidade é repetida nas rodas de 15 polegadas, calçadas por pneus de medidas 195/65.

Veredicto

No frigir dos ovos, o Citroën C3 You convence pela dirigibilidade acesa e pelo comportamento responsivo ao pedal do acelerador. Embora as suspensões pudessem ser um pouco mais firmes e a direção assistida eletricamente mais conectada.

Como um carro é projetado para atender a todos os tipos de consumidores, e não apenas os ávidos por desempenho, essa versão consegue dar um novo fôlego ao Citroën C3, oferecendo uma relação custo-benefício interessante para quem deseja um carro ágil.

O que você achou do Citroën C3 You? Gosta dessa proposta de carros turbinados em uma embalagem compacta? Escreva sua opinião nos comentários!