É hora do adeus!

Hyundai Creta Action deixa de existir junto com o motor 1.6

O Hyundai Creta Action deu adeus ao nosso mercado e, juntamente com ele, os motores 1.6 e 2.0 aspirados também foram descontinuados

Hyundai Creta Action [divulgação]
Hyundai Creta Action [Divulgação]

Com a estreia do novo Hyundai Creta 2025, a versão Creta Action deixou oficialmente de ser oferecida em nosso mercado. Com a produção encerrada na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, o motor 1.6 naturalmente aspirado de 130 cv também foi descontinuado.

Ou seja, todos os carros produzidos pela Hyundai em Piracicaba (SP) são agora equipados com motores 1.0 de 80 cv, 1.0 turbo (120 cv e 17,5 kgfm) e o novo 1.6 TGDI turboalimentado de 193 cv e 27 kgfm, utilizado exclusivamente no Hyundai Creta. Além do 1.6, o motor 2.0 de 167 cv também deixou de ser produzido.

A saída do Hyundai Creta Action abriu uma lacuna no portfólio da Hyundai no Brasil. O SUV mantinha o design da primeira geração do Creta e tinha um preço de R$ 119.990, conforme o site oficial da marca, sendo uma opção de entrada.

Hyundai Creta Action [divulgação]
Hyundai Creta Action [divulgação]

Sob o capô do Hyundai Creta Action

Equipado com um motor de quatro cilindros 1.6 naturalmente aspirado, com duplo comando de válvulas e variação na admissão e no escape, em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades, o Hyundai Creta Action oferecia até 130 cv e 16,5 kgfm quando abastecido com etanol.

Esses números permitiam acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 172 km/h. Com 1.359 kg, a relação peso-potência era de 10,45 kg/cv.

Hyundai Creta Action [divulgação]
Hyundai Creta Action [divulgação]

O Creta Action vinha equipado com o sistema Start-Stop, que desliga momentaneamente o motor durante breves paradas, como em semáforos. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo urbano era de 7,1 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina), enquanto na estrada fazia 8,1 km/l e 12,1 km/l, respectivamente.

Medindo 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e com 2,59 m de entre-eixos, o porta-malas tinha capacidade volumétrica de 431 litros. O visual limpo da carroceria era complementado pelas luzes de circulação diurna (DRL) e pelas rodas de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/65.

Hyundai Creta Action [Auto+ / João Brigato]

Em segurança, o Hyundai Creta oferecia freios com ABS e EBD, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, duplo airbag frontal, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e monitoramento da pressão dos pneus, para citar.

O que você achava do Hyundai Creta Action? Consideraria comprar esse SUV mesmo agora fora de linha? Escreva sua opinião nos comentários!