A era dos V8 está chegando ao fim!

Jeep Grand Cherokee L se despede do propulsor V8

A era dos motores de oito cilindros em V está chegando ao fim, e o Jeep Grand Cherokee L deixou de oferecer esse propulsor

Jeep Grand Cherokee L
Jeep Grand Cherokee L [Divulgação]

Conforme o tempo passa, a forma de pensar evolui. É a natureza da vida! Para a Jeep, essa mudança ficou evidente no final de 2022, quando o fabricante descontinuou o motor V8 5.7 no Grand Cherokee. Aproximadamente um ano depois, em 2023, foi a vez dos modelos Wagoneer e Grand Wagoneer abrirem mão do icônico Hemi V8 (nome em referência às câmaras de combustão hemisféricas).

Agora, chegou o momento de nos despedirmos desse motor no Grand Cherokee L. O icônico V8 não está mais disponível para encomenda, embora seja uma notícia difícil de dar. Aos poucos, caro leitor, a característica sonoridade borbulhante dos oito cilindros está se tornando cada vez mais rara entre as marcas mais populares.

Contudo, como em tudo na vida, as mudanças são inevitáveis. Durante o ano-modelo 2024, a demanda pelo SUV da Jeep com motor V8 foi de apenas 4%. Com a descontinuação do oito cilindros, o Grand Cherokee L perde em potência. Anteriormente, entregava 357 cv e 54 kgfm, enquanto o V6 3.6 Pentastar oferece 293 cv e 35,9 kgfm.

Jeep Grand Cherokee L [Divulgação]

Pelo que se sabe até agora, até mesmo o V6 Pentastar tem seus dias contados. A Jeep planeja instalar o motor 2.0 Hurricane de quatro cilindros, já presente nos Jeep Compass e no Commander Blackhawk, assim como na caminhonete Ram Rampage e no Jeep Wrangler (geração JL).

Esses SUVs e a caminhonete utilizam o motor de 2-litros acoplado a uma transmissão automática de nove marchas, gerando 272 cv e 40,8 kgfm. Em outras palavras, com dois cilindros a menos, entrega praticamente a mesma faixa de potência e torque do V6 Pentastar, além de proporcionar melhor consumo de combustível e menores emissões de poluentes.

Jeep Grand Cherokee L [Divulgação]

Uma versão recalibrada eletronicamente do motor Hurricane, com mais de 300 cv, poderá ser disponibilizada no Jeep Grand Cherokee L. Aliás, ele continuará oferecendo a opção híbrida plug-in (PHEV) 4xe, juntamente com o novo motor turboalimentado. No entanto, o Jeep Grand Cherokee L utilizará exclusivamente o trem de força Hurricane4, simplificando a linha para os compradores.

O que você acha do fim da era dos motores V8? Escreva a sua opinião nos comentários!