É Ford, é Kia, é elétrico manual

Kia transforma hatch vendido pela Ford em elétrico manual

Kia Pride, também conhecido como Ford Festiva, ganha motorização elétrica, mas surpreendentemente mantém câmbio manual

Kia Pride EV [divulgação]
Kia Pride EV [divulgação]

Não se engane pela aparência simples e sem graça desse Kia Pride branco. Por trás desse estilo de carro basicão barato, esconde um verdadeiro foguete totalmente elétrico e…com câmbio manual!? Vendido também nos EUA como Ford Festiva, esse Kia Pride 1996 pode ser velho por fora, mas é todo novo por dentro.

Para comemorar os 80 anos da Kia, a divisão britânica da montadora pegou um Pride 1996 e o converteu a um carro totalmente elétrico. Saiu de cena o motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 61 cv, entrou um elétrico que adicionou somente 20kg ao peso total. Mas o interessante é como a Kia usou a caixa manual para mudar o comportamento do modelo.

Cada marcha seleciona um modo de condução diferente. Em Eco, ele replica a cavalaria de antigamente, limitando a 61 cv, fazendo de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Depois em Auto, chega a 81 cv. Já o acerto Sport entrega 108 cv e reduz o tempo de aceleração a 100 km/h para 8 segundos. A autonomia é de 193 km.

Kia Pride EV [divulgação]
Kia Pride EV [divulgação]

Econobox

Fora a eletrificação, apenas mais um detalhe mudou. Originalmente, esse Kia Pride era pintado na cor Azul Kingfisher, que foi trocado pelo Brando Pearl que atualmente está presente na gama de carros elétricos da marca. Além disso, o interior recebeu detalhes em verde limão, ainda que mantenha o tecido original da época. 

De resto, é o Kia Pride / Ford Festiva de sempre, com para-choques pretos, nada de pintura em maçanetas e retrovisores e pneus magrelos calçando calotas de 12 polegadas. Em um contexto geral, esse modelo seria um equivalente noventista de Renault Kwid e Fiat Mobi. Ou seja, da maneira com que foi feito, é um antepassado do Renault Kwid E-Tech.

Você converteria um carro antigo em elétrico? Conte nos comentários.