Esportivo em risco

Vendas caem e Mazda Miata corre risco de extinção 

Um dos esportivos mais legais de todos os tempos, o Mazda Miata tem perdido mercado nos EUA; será o começo do fim?

Mazda Miata [divulgação]
Mazda Miata [divulgação]

O Mazda Miata é reconhecidamente um dos carros mais divertidos de todos os tempos. Criado em 1989 para ser um esportivo barato, ele chegou até a ser vendido por aqui, em suas duas primeiras gerações, já que a Mazda operou no Brasil até 2000. Depois disso, restou aos fãs do carro apenas admirar o modelo no exterior, embora algumas unidades do modelo tenham vindo para cá por meio de importação direta.

A geração atual do Miata estreou em 2015, e até agora não há nada concreto sobre uma próxima geração do modelo. No ano passado, a Mazda até revelou um conceito que pode ser um indício de uma geração totalmente nova, mas por enquanto não há informações sobre o futuro do esportivo.

E, para piorar, as vendas do esportivo estão em baixa em um de seus principais mercados. Até setembro deste ano, a Mazda vendeu 5.780 unidades do Miata, número 23,6% menor do que no mesmo período de 2023. No ano passado, foram 7.569 unidades do esportivo comercializadas até o mês de setembro.

[divulgação]

Mazda Miata em baixa?

Enquanto o Miata cai, outros modelos da Mazda estão em alta. É o caso dos SUVs CX-50 e CX-90, o que ajudou a marca japonesa a ter um aumento nas vendas em 15%, aproximadamente, nos Estados Unidos. Não tem jeito, os utilitários esportivos fazem sucesso em todo o planeta, para o desespero de quem gosta de carros mais esportivos.

Por mais que o Mazda Miata continue com vendas razoáveis, com média aproximada de 650 unidades por mês neste ano, a situação é preocupante e acende um sinal de alerta. Com juros mais altos e inflação maior, o público americano viu o seu poder de compra diminuir nos últimos anos.

Mazda MX-5 Miata 2024 [divulgação]
Mazda MX-5 Miata 2024 [divulgação]

Dessa forma, poucas pessoas decidem comprar um carro esportivo, e acabam optando por modelos mais convencionais ou apelando para o mercado de usados, um cenário que soa familiar para nós, brasileiros. Por isso, manter o Mazda Miata pode se tornar insustentável. Ao menos que a fabricante mantenha o esportivo apenas como um carro de imagem, sem se importar com o lucro. Mas isso, no mundo moderno dos automóveis, é cada vez mais raro.

Acha que esse é um indício que o Mazda Miata está perto do fim? Deixe nos comentários a sua opinião.