Guerra aos chineses

Volkswagen substitui T-Cross da Skoda por rival do BYD Yuan Pro

Focada em modelos de baixo custo, Skoda substitui modelo equivalente do Volkswagen T-Cross por novo SUV elétrico nos moldes do BYD Yuan Pro

Skoda Elroq [divulgação]
Skoda Elroq [divulgação]

Trabalhando como uma espécie de Dacia da Volkswagen, mas com custo-benefício ainda mais forte, a Skoda será a arma da marca alemã para conter o avanço dos carros chineses. Prova disso é que o novo Skoda Elorq chega ao mercado europeu como substituto do Karoq (T-Cross da Skoda) e com preço equivalente a um BYD Yuan Pro.

Construído sobre a plataforma modular MEB, que é usada até pela Ford, o novo Skoda Elroq tem estilo clássico da marca tcheca, ao mesmo tempo que traz certas ousadias. Agora sem o logo redondo, apenas o escrito Skoda, a frente dos modelos da marca ficaram ainda mais parecida com a dos Kia.

Kia ou VW?

A grade frontal é uma placa de plástico preto acetinado que conecta os faróis e mantém a identidade visual da Skoda. A luz principal fica no para-choque, mantendo o estilo presente em outros SUVs da marca. Nas laterais, um estilo limpo com vincos fortes e perfil que lembra um meio termo entre um Tiguan e um T-Cross.

Skoda Elroq [divulgação]
Skoda Elroq [divulgação]

Na traseira, o Skoda Elroq tem lanternas invadindo a tampa do porta-malas com desenho de LED em V. O desenho do para-choque muda de acordo com a versão, sendo a mais esportiva com um refletor que atravessa toda a peça como acontece no VW Tiguan R-Line de geração anterior ainda vendido no Brasil.

Mesmo sendo uma marca de entrada, o interior do Skoda Elroq é bem feito. Ele conta com uma larga faixa de couro, painel de instrumentos digital pequeno e central multimídia flutuante, além de console central alto. É uma cabine que só não é idêntica a um BYD porque a central não roda de um lado para o outro e há peças de Volkswagen.

Skoda Elroq [divulgação]
Skoda Elroq [divulgação]

Várias opções

Na parte mecânica, o Skoda Elroq conta com uma versão de entrada com 170 cv e 31,6 kgfm de torque. Nessa variante, chamada de 50, ele traz baterias com autonomia de 375 km e 0 a 100 km/h feitos em 9 segundos. Na versão 60, o torque é mantido, mas a potência sobe a 204 cv, baixando o 0 a 100 km/h para 8,5 segundos. A autonomia é de 400 km.

Por fim, a Skoda ainda traz a versão 85 com 286 cv e 55,6 kgfm de torque. Com apenas tração traseira, ele chega aos 100 km/h em 6,6 segundos e roda até 581 km com uma carga. A Volkswagen ainda promete uma versão de tração integral, mas não afirmou quando será feito o lançamento.

Os preços do Skoda Elorq começam em 33 mil euros (R$ 189.498) na Europa. Vale lembrar que um BYD Yuan Plus, que é vendido como Atto 3 na Europa, custa a partir de 37 mil euros (R$ 222.455). Ou seja, o Volkswagen tcheco se posiciona abaixo do SUV chinês, tendo valor equivalente ao que seria o Yuan Pro se fosse vendido por lá.

Você teria um carro da Skoda? Ou prefere os Volkswagen? Conte nos comentários.