Goste ou não, os SUVs representam uma parcela gigantesca das vendas dos carros zero hoje no Brasil. Por isso é um segmento que sempre estamos olhando de perto. Mas o que anda chamando mais a atenção é a virada que a categoria dos médios deu desde que o Jeep Compass perdeu a liderança para o Toyota Corolla Cross e viu o CAOA Chery Tiggo 7 cresceu.
Em agosto, o Jeep Compass não estava presente no ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil, visto que o CAOA Chery Tiggo 7 havia roubado seu posto. Em setembro, contudo, o jogo virou, de acordo com dados da Jato. O chinês caiu e o modelo norte-americano voltou ao top 10, mas na última posição.
Quem segue reinando no segmento de SUVs médios é o Toyota Corolla Cross, que tem crescido fortemente a ponto de começar a incomodar a liderança acumulada do Compass. Ele ficou em oitavo lugar no ranking geral, representando o crescimento de uma colocação no ranking em relação a agosto.
O rei dos SUVs segue sendo o Volkswagen T-Cross, com volume de vendas expressivamente mais alto do que dos rivais. O Chevrolet Tracker o segue em segundo lugar mantendo constância. Já a terceira posição é do Nissan Kicks, que surpreendeu porque estava em quinto lugar em setembro.
Isso se deve à elevação das vendas do modelo japonês e também da queda do Hyundai Creta para o quinto lugar por conta da mudança do modelo. A Honda manteve o HR-V em sexto da mesma maneira que a Jeep estacionou o Renegade em quarto e a Volkswagen deixou o Nivus parado em sétimo.
SUVs mais vendidos de setembro de 2024
1. Volkswagen T-Cross – 8.543 unidades
2. Chevrolet Tracker – 6.179 unidades
3. Nissan Kicks – 5.792 unidades
4. Jeep Renegade – 5.306 unidades
5. Hyundai Creta – 5.163 unidades
6. Honda HR-V – 4.578 unidades
7. Volkswagen Nivus – 4.401 unidades
8. Toyota Corolla Cross – 4.205 unidades
9. Fiat Fastback – 3.808 unidades
10. Jeep Compass – 3.801 unidades
Qual sua aposta para SUV mais vendido do Brasil em 2024? E SUV médio mais vendido? Conte nos comentários.