Surfando na onda dos SUVs-Cupês, a Citroën lançou o Basalt em nosso mercado, oferecendo três versões e duas opções de motores e câmbios. O modelo complementa a gama de veículos de passeio da marca, que inclui o C3, C3 Aircross e C4 Cactus. O nome Basalt é uma homenagem ao modelo GS Basalte de 1978, refletindo um resgate histórico enquanto busca atrair a atenção nesse segmento em alta no Brasil.
As versões disponíveis são: Feel (R$ 89.990), Feel Turbo 200 (R$ 96.990) e Shine Turbo 200 (R$ 104.990), além da série exclusiva de lançamento, First Edition (R$ 107.390). Fabricado no Polo Automotivo Stellantis em Porto Real (RJ) — mesmo local de produção dos modelos da Citroën e do antigo Peugeot 2008, agora em nova geração importada da Argentina — o Basalt exibe o design do estudo Vision.
Quem é o Citroën Basalt?
Construído sobre a plataforma CMP (Common Modular Platform), compartilhada com o C3 e o C3 Aircross (que oferece opções de cinco ou sete lugares), o Basalt chega para somar à família C-Cubed da Citroën.
Com linhas proporcionais, o exterior do Citroën Basalt apresenta uma característica queda abrupta do teto até a coluna C inclinada. Em termos de dimensões, o modelo brasileiro mede 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Diferente em relação ao Basalt comercializado na Índia, que possui 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
A proporcionalidade das linhas do Basalt se traduz em um bom espaço interno, garantindo conforto para até cinco ocupantes e um porta-malas de 490 litros. O bom ângulo de abertura das portas dianteiras e traseiras facilita o acesso à cabine.
Interior
Uma vez dentro, os acabamentos são em plástico, mas de boa qualidade e texturizados. O design interior é bastante influenciado pela dupla C3 e C3 Aircross, uma estratégia que ajuda a controlar custos e manter a competitividade.
A posição de dirigir é alta e facilmente ajustável, bem como o desenho dos bancos proporciona conforto, com espumas de boa densidade tanto no assento quanto no encosto.
A coluna de direção é regulável apenas em altura, e os cintos de segurança frontais são fixos. Os comandos posicionados à mão ajudam na ergonomia, assim como o apoio de braço retrátil do motorista.
O quadro de instrumentos de sete polegadas é totalmente digital e configurável, permitindo uma leitura melhor do que o do compacto C3. O conjunto de telas é complementado pelo multimídia de 10,25 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O controle de clima é feito por meio de ar-condicionado digital-automático, e o sistema de áudio conta com seis alto-falantes.
A segunda fileira de bancos oferece bom espaço para as pernas e os joelhos, graças aos 2,64 m de entre-eixos. No entanto, o quinto ocupante precisará lidar com o túnel central elevado, e os comandos dos vidros elétricos estão posicionados próximos ao freio de estacionamento, assim como no C3.
Motores e câmbios do Citroën Basalt
O Citroën Basalt chega ao mercado com duas opções de propulsores, combinadas com uma caixa manual de cinco marchas ou uma transmissão continuamente variável (CVT) com sete velocidades simuladas.
Na configuração Feel (R$ 89.990), o modelo conta com o motor 1.0 FireFly naturalmente aspirado, associado à caixa manual de cinco marchas, que entrega 71 cv (gasolina) e 75 cv (etanol), além de 10 kgfm e 10,5 kgfm, respectivamente. O consumo urbano é de 13,0 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol), enquanto na estrada chega a 14,6 km/l e 10,2 km/l, conforme o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
As versões Feel Turbo 200 (R$ 96.990) e Shine Turbo 200 (R$ 104.990) utilizam o motor tricilíndrico 1.0 turbinado, acoplado à transmissão CVT, que oferece 125 cv (gasolina) ou 130 cv (etanol) e 20,4 kgfm (gasolina/etanol). Este conjunto, já utilizado em outros modelos da Stellantis, como o Fiat Fastback e Strada, garante um consumo na cidade de 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol), enquanto na estrada faz 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol).
As suspensões foram calibradas especialmente para o nosso mercado e a direção é assistida eletricamente para proporcionar leveza e suavidade ao esterço, como nas manobras ou nas balizas.
O Citroën Basalt tem atributos que o tornam atrativo para o público dos SUVs-Cupês, embora utilize algumas artimanhas para controlar custos. Isso é compreensível para oferecer um produto que poderá atrair novos clientes à Citroën.
Confira o conteúdo de cada versão do Citroën Basalt:
Citroën Basalt Feel (R$ 89.990)
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com LEDs
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
Citroën Basalt Feel Turbo 200 (R$ 96.990)
- Todos os itens da versão Feel mais:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução
Citroën Basalt Shine Turbo 200 (R$ 104.990)
- Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 16” diamantadas
- Faróis de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
- Skidplate dianteiro e traseiro
Citroën Basalt First Edition (R$ 107.390)
- Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
- Logotipos First Edition
- Faixa preta entre as lanternas
- Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
- Rodas de liga leve de 16” escurecidas
- Soleiras metalizadas
- Pedaleiras exclusivas
- Tapetes exclusivos
- Pintura bitom com teto Perla Nera
Opcionais
- Pintura bitom com teto Perla Nera
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