CAOA Chery não tem nada a ver

Omoda e Jaecoo investem R$ 200 milhões no Brasil e abrem vagas de emprego

Marcas controladas pela Chey e sem participação da CAOA, Omoda e Jaecoo querem vender 30 mil carros já em 2025

Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato]
Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato]

Ensaiando sua chegada definitiva no Brasil há cerca de um ano, a Omoda e a Jaecoo, marcas internacionais da Chery, investirão pesado no nosso país. As marcas, que não têm participação alguma da CAOA Chery na operação, querem construir fábrica no Brasil e pretendem ter uma rede robusta de concessionários.

Segundo comunicado oficial enviado pela Omoda e Jaecoo, as fabricantes investiram um total de R$ 200 milhões no Brasil a curto prazo. Tudo isso será necessário para garantir o início das vendas no primeiro trimestre do ano que vem, já com 50 concessionárias. Os primeiros modelos, já confirmados, serão Omoda 5 e Jaecoo 7.

Com essa dupla, a fabricante chinesa pretende vender 30 mil carros já no primeiro ano de vendas. Esse volume é o suficiente para empatar nos emplacamentos com a CAOA Chery. A ideia da O&J é ter 150 concessionárias espalhadas pelo Brasil em três anos, permitindo maior penetração em mercados onde algumas chinesas não estão.

Jaecoo J7 [divulgação
Jaecoo 7 [divulgação]

Sobre a fábrica nacional, a Omoda e Jaecoo declara que: “a ambição de produzir em fábrica no Brasil é, inclusive, elemento fundamental da estratégia de competitividade e expansão continental no médio-longo prazo. Com uma planta em solo brasileiro, a ideia é posicionar a unidade como polo de exportação para a América do Sul”. 

Abertura de empregos

Além dos empregos resultantes das concessionárias e, futuramente, da fábrica, a Omoda e a Jaecoo já iniciaram um processo intenso de contratações no Brasil. Hoje, as duas marcas contam com 13 pessoas trabalhando diretamente no nosso país. Contudo, a equipe será expandida a 50 funcionários até o final do ano.

Omoda 5
Omoda 5 [Divulgação]

Para isso, a marca chinesa terá uma sede administrativa em São Paulo em um escritório de 843m² no Morumbi. Para reforçar a estratégia de chegada, a marca contratou Mauricio Condez, que assumiu como head de finanças, e Victor Rades para comandar a área de TI. Antes da contratação, ambos os executivos passaram pela Toyota

Você acha que Omoda e Jaecoo farão sucesso no Brasil ou a briga com a CAOA Chery vai dificultar as coisas? Conte nos comentários.