A verdadeira Kombi elétrica?

Volkswagen ID.Buzz básica ressuscita o legado da Kombi

Na Europa, a Volkswagen ID.Buzz ganhou uma nova versão mais simples, com direito a parachoques sem pintura e calotas

Volkswagen ID.Buzz Freestyle [reprodução]
Volkswagen ID.Buzz Freestyle [reprodução]

A Volkswagen ID.Buzz ganhou uma versão curiosa na Europa, que aproximou ainda mais a van elétrica da veterana Kombi. Recentemente, a marca alemã passou a vender sua van elétrica na versão Freestyle, uma configuração bastante basicona no visual, com direito a para-choques sem pintura e calotas imensas, que cobrem as rodas de aço de 18 polegadas.

Como a ID.Buzz tem um para-choque dianteiro enorme, o visual lembra as projeções de versões básicas de carros mais caros que o finado Bizarrices Automotivas fazia. E, curiosamente, essa versão Freestyle não é uma versão furgão. Ela tem as duas fileiras de bancos, sendo configurada para levar até cinco pessoas.

Quem quiser levar o modelo mais barato possível, vai ter que optar pela cor branca Candy White, a única vendida sem custos adicionais. Quem desejar outra opção, vai ter que pagar mais de 1 mil euros pela tonalidade prata Moon Silver. Há também rodas de liga leve, de 19 polegadas, como opcional, mas é preciso pagar 2.500 euros por elas.

Volkswagen ID.Buzz Freestyle [reprodução]
Volkswagen ID.Buzz Freestyle [reprodução]

Por dentro, a cabine da Volkswagen ID.Buzz Freestyle ficou mais sobria, com tons escurecidos. Porém, a central multimídia de 12,9 polegadas segue presente, assim como o painel de instrumentos digital. E mesmo sendo um modelo de entrada, há ar-condicionado digital de duas zonas. 

Motor da Volkswagen ID.Buzz basicona

Se o interior não é tão simplificado, em algum lugar a van teria que ter uma economia de custo, além do visual exterior. Nesse caso, o motor elétrico da ID.Buzz de entrada é o menos potente, tendo 170 cv e tração traseira. As baterias têm 59 kWh de capacidade total de carga.

Volkswagen ID.Buzz Freestyle [reprodução]
Volkswagen ID.Buzz Freestyle [reprodução]

A versão Freestyle é vendida por 49.997 euros na Alemanha, valor que dá cerca de R$ 300 mil na cotação atual. Não é um preço barato, mas ao menos é uma tentativa da Volkswagen de oferecer uma configuração mais em conta de sua van elétrica. E, já que ela é chamada de Kombi elétrica por aqui, ao menos agora existe uma versão que aproxima mais o modelo a bateria da velha senhora.

O que achou da Volkswagen ID.Buzz de entrada? Deixe nos comentários a sua opinião.