Novidade tecnológica

BYD terá bateria sólida para carros eletrificados em breve

Diferente da atual bateria de lítio, ferro e fosfato, a nova bateria de estado sólido da BYD vai trazer mais tecnologia embarcada

BYD Dolphin Mini [divulgação]
BYD Dolphin Mini [divulgação]

Um dos cientistas da BYD revelou em um evento que acredita que as baterias de estado sólido da marca estarão disponíveis dentro de cinco anos. Esse formato do produto tem como principais atributos fornecer maior autonomia para os carros 100% elétricos, diminuir os riscos de incêndio e até aperfeiçoar mais o tempo de carregamento dos modelos.

Lian Yubo é o cientista-chefe da marca chinesa e deu uma palestra no Congresso Mundial de Novas Energias de 2024. Lá, ele disse que a montadora dona do SUV Song Plus está cada dia mais empenhada no desenvolvimento dessa nova bateria. Inicialmente, ela deve equipar carros mais sofisticados e mais caros. E vai aos poucos equipar também os modelos mais acessíveis.

As baterias de estado sólido usam o eletrólito sólido, as de íons de lítio o utilizam como líquido e ele é inflamável. Por isso, existe risco de incêndio. Hoje, a BYD se preocupa principalmente com os custos de produção da nova bateria e também a dificuldade em sua produção, que são diferentes se comparados com as baterias atuais, as de lítio, ferro e fosfato.

Bateria Blade da BYD
Bateria Blade da BYD [Divulgação]

Chegada da novidade será em pouco tempo

Na visão de Lian, essas novas baterias deverão dar às caras dentro de cinco anos. Atualmente, empresas como a CATL e a WeLion, são especialistas na produção desses componentes e já investem bilhões de dólares em seus projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre este projeto. A CATL quer começar a produzir em pequena escala a novidade até 2027.

Por sua vez, a WeLion é especializada na fabricação desse tipo de bateria. Ela fornece o produto para os carros da montadora chinesa NIO. A fabricante oferece um modelo para locação e com esse componente no estado semi-sólido. Contudo, a BYD pontua que a bateria de estado sólido não roubará de vez o lugar da bateria de ferro, lítio e fosfato.

BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]

Yubo acredita que ambas tecnologias vão conviver por cerca de 15 a 20 anos de maneira conjunta. Ele disse que cada uma consegue atender a uma demanda específica do público. Ainda não há uma data concreta para estreia da novidade e nem quais carros deverão vir equipados com o recurso.

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