Mudança de conceito

Ford promete que só vai ter carros icônicos no futuro

Apesar da morte de alguns nomes tradicionais da marca, a Ford promete entrar em uma nova era com seus carros

Ford Mustang GT [divulgação]
Ford Mustang GT [divulgação]

O CEO da Ford, Jim Farley, deu uma entrevista interessante nos últimos dias. Com a morte de Fiesta, Fusion/Mondeo e Taurus concretizada na Europa e alguns outros mercados, e o fim do Focus confirmado para 2025, o chefão da empresa foi questionado sobre o futuro dos modelos da montadora. E, de acordo com Jim, a Ford se prepara para entrar em uma nova era para seus carros.

Jim Farley disse para a revista britânica Car que a Ford vai parar de fazer carros “chatos”, e que daqui em diante vai se concentrar em ter modelos icônicos. O CEO foi questionado sobre o motivo da marca estar se livrando de alguns nomes tradicionais, e a resposta foi esta reproduzida acima.

Segundo Farley, mesmo que Fiesta, Focus e Fusion sejam carros que tenham muitos fãs, não vale mais a pena investir nesses modelos. Em vez de apostar em novas gerações para eles, a Ford vai concentrar seus esforços em SUVs elétricos e modelos comerciais, além dos carros icônicos citados anteriormente.

Ford Fiesta mk7 [divulgação]
Ford Fiesta mk7 [divulgação]

Carros icônicos da Ford

Quando pensamos em carros icônicos da marca americana, o nome que logo vem à mente é o Mustang. E, de fato, a montadora tem investido bastante em seu muscle car. Tanto que ele é o único da trinca que segue à venda, enquanto o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger foram aposentados no fim do ano passado.

Além do Mustang, a Ford vai apostar cada vez mais no Bronco e na F-150, inclusive na versão Raptor. O problema é que, ao abrir mão de carros comuns e populares, a marca fica enfraquecida perante aos concorrentes, que seguem tendo modelos compactos. Porém, com mais SUVs, a marca do oval azul pode cobrir esses problema.

Ford F-150 Lariat Black [divulgação]
Ford F-150 Lariat Black [divulgação]

É o que acontece com o Puma na Europa. Mesmo sendo um SUV compacto, ele acabou sendo o sucessor espiritual do Fiesta, além de ter ressuscitado o nome de um esportivo dos anos 1990 da marca. Ele deve ganhar uma versão elétrica nos próximos anos, e outros SUVs a bateria são esperados, com direito ao uso de plataformas da Volkswagen.

Acha que a Ford está certa em sua estratégia? Deixe nos comentários a sua opinião.