Quando a moda está ligada aos carros!

É para vestir ou dirigir? 5 carros com versões de grifes; confira

O mundo das grifes e dos automóveis caminha lado a lado, oferecendo edições especiais, algumas das quais foram vendidas no Brasil

Lamborghini Murciélago LP 640 Versace [Divulgação]
Lamborghini Murciélago LP 640 Versace [Divulgação]

As grifes de moda e os automóveis combinam estilo e inovação. Do Benz Patent-Motorwagen, desenvolvido por Karl Benz e patenteado em 1886, à House of Worth, fundada em Paris por Frederick Worth em 1858, esses dois segmentos sempre estiveram de alguma forma interligados.

Ao longo da história, vimos o surgimento de grifes de alta costura como Versace, Gucci, Chanel e Louis Vuitton. Da mesma forma, marcas como Rolls-Royce, Bentley e Maybach são referências em requinte automotivo. Por isso, lembramos de cinco carros com edições inspiradas na moda, sejam elas de luxo ou de artigos esportivos, algumas até vendidas em nosso mercado.

Fiat 500 Gucci

Grife
Fiat 500 Gucci [Divulgação]

O Fiat 500 Gucci foi apresentado durante o Salão de Genebra, na Suíça, em 2011, como parte das comemorações do 150º aniversário da unificação da Itália. Entre os detalhes dessa série, estão as rodas exclusivas, os emblemas da grife fundada em 1921 por Guccio Gucci e as faixas alusivas à configuração.

Esse apelo fashion da Gucci não se limitou apenas ao Fiat 500, como a famosa grife também apareceu no Cadillac Seville by Gucci e no AMC Hornet. No Brasil, o Cinquecento (500, em italiano) foi oferecido em unidades limitadas.

Peugeot 206/207 Quicksilver

Peugeot 207 Quicksilver [Divulgação]

O Peugeot 206 Quicksilver exibe um visual esportivo, com spoilers laterais e de teto, além de rodas de liga leve. A cabine incluía novos revestimentos e detalhes em alumínio. Sob o capô, o modelo contava com um propulsor de quatro cilindros 1.6 naturalmente aspirado.

A edição Quicksilver, em referência à grife de roupas e acessórios, retornou no 207, que começou a ser comercializado a partir de 2008, oferecendo motores 1.4 e 1.6, além de teto solar, similar à versão Moonlight, que era baseada na configuração Presence. Além dos modelos 206 e 207, a série Quicksilver também foi ofertada no modelo Peugeot 106.

Citroën Aircross Salomon

Grife
Citroën Aircross Salomon [Divulgação]

O Citroën Aircross Salomon foi uma série limitada de 700 unidades, sendo 300 equipadas com motor 1.5i Flex e câmbio manual (93 cv e 14,2 kgfm), e 400 oferecendo o propulsor 120 VTi Flex Start e caixa automática (122 cv e 16,4 kgfm). Os preços, na época do lançamento, eram de R$ 63.435 e R$ 68.515, respectivamente.

A grife Salomon, fundada em 1947, é conhecida pela criação de uma gama de calçados, vestuário e equipamentos para snowboard, corridas de aventura e alpinismo.

Suzuki SX4 Mormaii

grife
Suzuki SX4 Mormaii [Divulgação]

O Suzuki SX4 Mormaii é uma edição especial lançada em parceria com a marca brasileira Mormaii, que é especializada em roupas e acessórios para esportes aquáticos. Em 2011, ele foi relançado, trazendo tração inteligente i-AWD nas quatro rodas.

Uma curiosidade é o SportShower, um chuveiro pressurizado no porta-malas com um reservatório de 17 litros, permitindo ao proprietário remover a água salgada dos pés e dos equipamentos. Outros diferenciais incluem a carroceria em duas tonalidades, rodas de liga leve de 17 polegadas e emblemas alusivos à configuração.

Lamborghini Murciélago LP 640 Versace

Lamborghini Murciélago LP 640 Versace [Divulgação]

O Lamborghini Murciélago LP 640 Versace foi limitado a apenas 20 unidades, o que o torna desejável e colecionável. O supercarro foi apresentado no Salão de Paris de 2006. Entre os diferenciais, destacam-se a pintura exclusiva na tonalidade branca com detalhes em preto, além dos acabamentos no padrão da grife Versace.

Ao abrir as portas estilo tesoura, o interior revela revestimentos de couro de alta qualidade e materiais nobres no acabamento. O propulsor V12 de 6.5 litros entrega 640 cv, permitindo que o carro acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, com uma velocidade máxima de 330 km/h.

Você conhecia ou se lembrava dessas parcerias do mundo da moda com os fabricantes? Escreva sua opinião nos comentários!