Quando elas eram as rainhas

5 minivans derivadas de carros brasileiros que você não conhecia

Em uma época em que as minivans eram a moda, não os SUVs como hoje em dia, esses carros bem que poderiam ter vindo para cá

minivans
Renault Triber [divulgação]

Ainda que hoje as ruas sejam dominadas por SUVs e picapes, em um passado não muito distante, as minivans eram as rainhas das cidades e estradas. Prova disso, é que dos anos 1990 até parte dos anos 2010, as marcas eram recheadas desse tipo de carros. Por isso, reunimos uma lista com 5 minivans derivadas de carros que já foram vendidos no Brasil.

Ford B-Max

Produzida de junho de 2012 a setembro de 2017, a Ford B-Max era a minivan do New Fiesta. Um dos carros mais importantes para a mudança visual da Ford rendeu uma minivan de sucesso relativo. Brigava diretamente com Opel Meriva e Citroën C3 Picasso. Na Europa, o EcoSport a substituiu.

Renault Triber

Desenvolvida e produzida apenas na Índia, a Renault Triber é a minivan do Kwid. Ela usa a mesma plataforma do hatch subcompacto, além do motor 1.0 três cilindros aspirado. A mágica foi a marca francesa ter conseguido fazer um carro com 4 metros de comprimento no qual cabem sete pessoas.

Dacia Lodgy

Se a Triber é a minivan do Kwid, a Lodgy é a minivan do Sandero e do Logan. Desenhada no Brasil, mas nunca vendida por aqui, ela foi produzida na Europa, Índia e Paquistão, mas permanece em linha até hoje no Marrocos. Usando a mesma plataforma de vários carros da Renault, ela indiretamente sobrevive hoje com peças compartilhadas com o Kangoo.

Volkswagen Golf Sportsvan

Na primeira geração chamada de Golf Plus, a segunda geração da minivan do Golf passou a ser chamada de Sportsvan quando foi lançada em 2014. Derivada do Golf mk7, a minivan parecia um Grand Fox por conta do visual altinho e carroceria mais de hatch do que de minivan de fato. A produção se encerrou em 2020, tanto na China, quanto na Europa.

Honda Freed

Ainda que o Fit sempre tenha tido ares de minivan, a sua verdadeira minivan é a Freed. Lançada em 2008 no Japão, ela acompanha de perto as evoluções do irmão. Tanto que já está na terceira geração, derivada do Fit que nunca teremos no Brasil, mas que usa a mesma plataforma dos Honda HR-V e City.

Você se lembra de outras minivans derivadas de carros vendidos no Brasil, mas que nunca foram oferecidas por aqui? Conte nos comentários.