Para ganhar novos mercados ou acelerar o desenvolvimento de novos carros, algumas montadoras recorrem a parcerias. Algumas fazem sentido, como Ford e Volkswagen, que trabalharam no passado. Ou as japonesas Suzuki e Toyota para troca de modelos em mercados determinados. Contudo, nem tudo é assim.
Existem parcerias que não passam pela mente nem do mais alucinado entusiasta automotivo, mas que existiram de fato. Nessa lista, você confere as mais inusitadas e que geraram carros verdadeiramente curiosos.
Toyota e Stellantis
A Toyota é uma das marcas que mais gosta de vender carros dos outros. Por isso, decidiu lançar na Europa uma linha de vans comerciais todas baseadas em modelos da Peugeot, Citroën, Fiat e Opel. Temos a ProAce Max, que é uma Ducato, a ProAce que equivale a uma Jumpy e a ProAce City que é idêntica a uma Partner.
Honda e Land Rover
É fato que os japoneses são sinônimo de confiabilidade, um oposto de modelos ingleses. Mas nos anos 1990, a Honda ainda não tinha um SUV e resolveu vender o Land Rover Discovery como se fosse seu. Nasceu assim o Honda Crossroad. O modelo durou de 1993 a 1998 e indiretamente foi substituído pelo CR-V.
Alfa Romeo e Nissan
Nos anos 1980, quando você pensava em carro japonês via modelos confiáveis, mas sem graça. Já os italianos eram belíssimos, bons de dirigir, mas problemáticos. Quando Nissan e Alfa Romeo assinaram uma parceria, parecia que o melhor dos dois mundos surgiria daí. Mas eles fizeram o contrário: pegaram a problemática mecânica italiana com o visual japonês sem graça.
Volkswagen e Chrysler
Não parece ter qualquer tipo de sentido uma sinergia entre Volkswagen e Chrysler, mas isso ocorreu. Já que a norte-americana sempre foi a rainha das minivans, quando a Volks quis entrar nesse segmento, pegou uma Town & Country e a modificou para lançar como Volkswagen Routan. As vendas foram pífias e hoje a VW só tem minivan na China.
Aston Martin e Toyota
Para baixar a média de emissões de poluentes, a Aston Martin resolveu, ao invés de desenvolver carros híbridos, usar um miniautomóvel da Toyota lotado de couro e com uma grade frontal diferente. Assim, em 2011 surgiu o Aston Martin Cygnet. O modelo não vendeu quase nada, mas hoje em dia é uma enorme raridade.
Você se lembra de outras parcerias curiosas? Conte nos comentários.