O queridinho do mercado em traje esportivado!

Toyota Corolla GR-Sport é o descolado da turma | Avaliação

O Toyota Corolla GR-Sport é a opção esportiva da família e para quem busca um visual arrojado sem abdicar da conhecida dirigibilidade do sedã

Toyota Corolla GR-Sport
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

Com a correria do dia a dia, é normal termos pequenos lapsos de memória, esquecendo de experiências que já tivemos. Mas, voltar ao volante do Toyota Corolla é sempre bom justamente para lembramos do quanto esse sedã é bom de guiar. E isso não muda mesmo com o Nissan Sentra e o híbrido plug-in BYD King tentando tirar a sua paz.

Há anos, o que representa a imagem do Toyota Corolla é a boa reputação e confiabilidade do fabricante, associadas à uma boa liquidez no mercado. Não é um carro para quem deseja emoção ao volante – para isso, há o GR Corolla (a partir de R$ 416.990) -, mas sim uma condução progressiva, suspensões bem calibradas e uma boa dose de conforto interno.

Não é à toa que ele reina no mercado, com uma clientela fiel e 23.517 unidades emplacadas no acumulado deste ano, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Mas ainda há mais razões para que ele seja um sucesso além da confiabilidade?

Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

Produzido no Brasil desde 1998, o sedã da Toyota está na décima segunda geração e, anos atrás, ofereceu nas linhas 2013 e 2018 a versão esportivada XRS. A variante contava coom apliques aerodinâmicos, grade redesenhada e aerofólio. Aliás, a configuração GR-Sport resgata essa fórmula, atraindo clientes que desejam um design mais arrojado ou que não querem (ou não podem) pagar caro pelo GR Corolla.

Corolla XRS [divulgação]
Corolla XRS [divulgação]

O Toyota Corolla GR-Sport custa a partir de R$ 183.790, competindo na mesma faixa do Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT com pacote de interior premium (R$ 182.890) ou do BYD King de R$ 187.700 (configuração GS).

O que esse Toyota Corolla oferece?

O Toyota Corolla GR-Sport segue a linha do Corolla XRS, exibindo um para-choque dianteiro mais agressivo, nova grade do radiador e apliques plásticos nas laterais, além de um spoiler na tampa do porta-malas e faróis de LED. As rodas de 17 polegadas exibem pintura preta e detalhes diamantados.

Toyota Corolla GR-Sport
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

Internamente, a cabine escurecida mostra os bancos revestidos em suede, costuras vermelhas contrastantes e uma plaqueta numerada no console central. Mas, vale lembrar, o Toyota Corolla GR-Sport não é uma edição limitada.

A posição de dirigir é rapidamente conquistada, graças à coluna de direção com amplos ajustes de altura e profundidade. Já os bancos oferecem bom apoio para as pernas e exibem o logotipo GR estampados nos encostos de cabeça. É confortável na medida certa e com bom apoio para o corpo.

A ergonomia é complementada por comandos bem posicionados e de toque suave. O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas oferece boa resolução e visibilidade. Contrastando com a multimídia de 9” com Apple CarPlay e Android Auto, que poderia ter gráficos mais modernos. Outros itens presentes são o carregador de smartphone por indução e o teto solar. Este último, uma novidade na linha 2024.

Construído sobre a plataforma TNGA, o Toyota Corolla GR-Sport mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e tem um entre-eixos de 2,70 m, dimensões semelhantes às do Nissan Sentra. O porta-malas do Toyota Corolla oferece 470 litros de capacidade, ligeiramente maior que o do Sentra (466) e do BYD King (450).

Os passageiros traseiros encontram bom espaço para pernas e joelhos, com os encostos rebatíveis na proporção 60:40, saídas de ar dedicadas e duas entradas USB-C. O pacote de série do Toyota Corolla GR-Sport ainda inclui ar-condicionado digital de uma zona, banco do motorista com ajustes elétricos em seis posições (o do passageiro é ajustável manualmente em quatro), partida sem chave e para-brisa com antirruído.

Toyota Corolla GR-Sport
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

É só visual?

Embora sugira 300 cv por conta da estética do exterior, essa versão mantém o motor 2.0 naturalmente aspirado com variação de fase na admissão e no escape, injeção direta e indireta de sempre. Além disso, traz uma transmissão continuamente variável (CVT) de dez marchas simuladas.

Com etanol, entrega até 175 cv e 21,3 kgfm, proporcionando um bom desempenho ao provocar o pedal do acelerador. Apesar de não ser tão potente quanto o Toyota GR Corolla (304 cv e 37,7 kgfm), o Corolla GR-Sport transmite uma boa experiência de condução.

A instalação do novo filtro de partículas para atender às normas de emissões do Proconve L8, reduziu os números de desempenho (2 cv e 0,1 kgfm). Mas essa diferença é imperceptível ao volante. A transmissão CVT, com a primeira marcha fixa, melhora as arrancadas, bem como proporciona uma dirigibilidade bastante linear.

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o sedã crava médias de 8,6 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada), com etanol, e de 12,3 km/l e 14,9 km/l, na gasolina, respectivamente.

Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

As suspensões do Toyota Corolla GR-Sport receberam um novo acerto, oferecendo um comportamento mais firme e melhor controle de carroceria, sem sacrificar o conforto. A direção assistida eletricamente é precisa, e as rodas de 17 polegadas são calçadas por pneus 215/50, em vez dos 225/40 da linha 2023.

Quem desejar uma pitada extra de esportividade, é possível mudar sequencialmente as marchas pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca seletora. Há ainda o modo Sport que realiza as mudanças em giros mais altos e deixa o acelerador um pouco mais sensível.

Toyota Corolla GR-Sport
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

Os freios a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira e sólidos atrás, garantem paradas seguras. No entanto, caso algo dê errado, o pacote de anjos da guarda inclui airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista (sete no total), assistente de pré-colisão com alerta sonoro/visual e controles de tração e estabilidade.

Também estão presentes farol alto automático, assistente de partida em rampas, alerta de mudança involuntária de faixa, controlador de velocidade adaptativo e Isofix para fixação de bancos infantis.

Veredicto

O Toyota Corolla pode se orgulhar de sua trajetória, sendo um produto cultuado entre os proprietários. Esta versão GR-Sport é uma opção para quem deseja um visual mais arrojado, o que pode atrair até consumidores mais jovens.

Toyota Corolla GR-Sport
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

Com dimensões condizentes aos rivais e um porta-malas de 470 litros, além da ótima liquidez no mercado de usados, o Toyota Corolla GR-Sport é uma escolha para quem busca algo diferente, sem abrir mão de uma ótima condução e qualidade construtiva, que definem esse sedã no mercado nacional.

Você tem um Toyota Corolla? Escreva nos comentários sua opinião sobre esse sedã e o que achou da versão GR-Sport